Defesa Civil Alerta
Defesa Civil Alerta é a nova ferramenta de envio de alertas de emergência do Governo Federal, cuja implantação é coordenada pela Defesa Civil Nacional e pela Agência Nacional de Telecomunicações Anatel e executada prestadoras de telefonia móvel (Algar, Claro, Tim e Vivo).
O objetivo do “Defesa Civil Alerta”, que utiliza a tecnologia de transmissão via telefonia celular, é complementar as outras ferramentas de alertas de emergência disponíveis para prevenção e mitigação dos impactos causados por desastres, avisando e orientando as pessoas que estejam em localidades com risco iminente de alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo, dentre outros. O conteúdo dos alertas é de responsabilidade da Defesas Civis de estados e municípios.
Mas o que é Defesa Civil Alerta?
Não será necessário cadastro prévio e o conteúdo das mensagens e o envio será definido pelos órgãos de Defesa Civil.
Etapa atual
A Defesa Civil, supervisiona o uso da nova ferramenta em onze pequenos municípios, distribuídos por diferentes regiões do país.
Normas
Conheça a legislação que define procedimentos para o envio de alertas à população e que dispõe sobre transferências de recursos da União a estados e municípios.
Interface de Divulgação de Alertas Públicos - IDAP
A ferramenta do MIDR, operada por Defesas Civis de todo o Brasil, é utilizada para que mais pessoas recebam alertas de desastres e possam adotar medidas de autoproteção.
Defesa Civil Alerta
Notícias
DEFESA CIVIL ALERTA
Defesa Civil Alerta é disparado no interior de São Paulo com risco de enxurradas
Aviso sonoro já foi utilizado em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo desde que foi liberado para todos os estados do Sul e Sudeste
DEFESA CIVIL ALERTA
Defesa Civil Alerta: avisos já foram emitidos em Petrópolis, Vitória e Campinas
Zona de convergência do Atlântico Sul eleva risco de chuvas intensas nos últimos dias do ano, principalmente na região Sudeste
RISCO DE DESASTRE
Alerta máximo para chuvas intensas na Região Sul
Defesa Civil Nacional elevou o nível operacional para vermelho e segue monitorando o cenário. Previsão indica acumulado de chuva acima de 60 milímetros por hora