Consulta Pública: Concessão da Etapa 2 do Perímetro de Irrigação Platôs de Guadalupe
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional – MIDR, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS e a Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil da Presidência da República – SEPPI/CC/PR submetem à Consulta Pública, pelo prazo de 45 (quarenta e cinco) dias, a partir de 29/05/2024 , a proposta que visa colher sugestões e contribuições para a concessão da Etapa 2 do Projeto Público de Irrigação Platôs de Guadalupe, no Estado do Piauí, para a conclusão da infraestrutura de irrigação, a ocupação das áreas para produção agrícola e a manutenção e a operação do sistema.O projeto público de irrigação Platôs de Guadalupe localiza-se no município de Guadalupe, na margem direita do lago formado pela Barragem da Usina Hidrelétrica de Boa Esperança, existente no rio Parnaíba, a cerca de 360 km de Teresina. Governo Federal já realizou investimentos que viabilizaram a implantação de parte significativa da infraestrutura do projeto, incluindo a estrutura de captação e bombeamento e o canal principal, além do sistema de suprimento de energia elétrica.. A Etapa 1 possui 3.536 hectares, sendo que 3.000 hectares já estão em fase de funcionamento. Os agricultores irrigantes do Projeto produzem alimentos como banana, goiaba, maracujá, arroz, milho verde, feijão e uva, e estão organizados na Associação Central dos Irrigantes do Perímetro Irrigado Platôs de Guadalupe (ACEPI).
A concessão prevê a ocupação para exploração agrícola e complementação de infraestrutura de uma área total de 15.442 hectares, sendo 10.238 hectares de terras irrigáveis. Em contrapartida, a concessionária se responsabilizará pela implantação, operação e manutenção da infraestrutura de irrigação de uso comum que atenderá às duas Etapas. A concessão prevê ainda a opção de transferência de propriedade das terras, baseada em critérios de desempenho.
O investimento em infraestrutura de irrigação da Etapa 2 é da ordem de R$1,776 bilhões
O projeto foi incluído no portfólio do PPI com a publicação do Decreto nº 11.041/2022 no DOU, em 13/04/2022
De forma a garantir maior oportunidade de contribuições, visando o aperfeiçoamento da proposta de concessão, o prazo para participação na Consulta Pública foi estendido até 12/07/2024.
- PORTARIA Nº 2.599, DE 17 DE AGOSTO DE 2022 – Constitui a Comissão de Seleção e Avaliação
- PORTARIA Nº 1.810, DE 23 DE MAIO DE 2024 – Atualização dos membros da Comissão de Seleção e Avaliação
As contribuições poderão ser enviadas até às 23:59 h do dia 12 de julho de 2024, por meio do formulário eletrônico disponível no link https://forms.office.com/r/feAsyhCuNK.
Documentos
Confira os documentos relacionados à Consulta Pública
Informações Jurídicas
- Minuta de Contrato CDRU – Platôs de Guadalupe
- Caderno de Encargos – Platôs de Guadalupe
- Relatório de Estudos Jurídicos
- Matriz de Riscos – Platôs de Guadalupe
- Anexos do Relatório Ambiental – Platôs de Guadalupe
- Cronograma Guadalupe
- Planilhas de Viabilidade Econômico-Financeira – Platôs de Guadalupe
- Estimativa do Valor da Área da 2a Etapa do Projeto PDG
- Relatório final avaliação terras PiMa
- WACC - Platôs de Guadalupe