Desenvolvimento Regional
Entregas de Governo
O Brasil em números, dados e ações
Política Nacional de Desenvolvimento Regional
A Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), atualizada pelo Decreto nº 9.810, de 2019, representa instrumento legal que baliza a ação em busca da redução das desigualdades econômicas e sociais, intra e inter-regionais, por meio da criação de oportunidades de desenvolvimento que resultem em crescimento econômico, geração de renda e melhoria da qualidade de vida da população.
Núcleo de Inteligência Regional (NIR),
O Núcleo de Inteligência Regional (NIR) é um marco importante para a implementação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), fortalecendo o processo de produção de conhecimento sobre o desenvolvimento regional, além do monitoramento e avaliação da PNDR.
Rotas de Integração Nacional
As Rotas são redes de arranjos produtivos locais associadas a cadeias produtivas estratégicas capazes de promover a inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável das regiões brasileiras priorizadas pela PNDR.
O Observatório do Desenvolvimento Regional (ODR) é um sistema de acesso público, analítico, moderno e inovador, que reúne diversas informações georreferenciadas, fornecidas por órgãos e institutos de pesquisas do governo federal.
O ODR foi desenvolvido com o objetivo de aprimorar a avaliação, o monitoramento e, consequentemente, a gestão da Política Nacional do Desenvolvimento Regional (PNDR). Ele é, portanto, um instrumento importante no aperfeiçoamento constante da PNDR e de orientação para as ações transversais do governo federal.
Programa de Desenvolvimento das Capacidades para Integração e Desenvolvimento Regional (PCDR)
O Programa de Desenvolvimento das Capacidades para Integração e Desenvolvimento Regional (PCDR) instituído pela Portaria N º 1.642, DE 9 DE MAIO DE 2023 , no âmbito do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, tem a finalidade de mobilizar políticas, ações, instrumentos e parcerias para criar um ambiente colaborativo voltado à ampliação das capacidades de gestão e da sustentabilidade institucional dos entes federados.