Como registrar e acompanhar sua Manifestação pelo Fala.BR
Ouvidoria
1) Na página inicial do Fala.BR (https://falabr.cgu.gov.br ), clicar em “Entrar”, no canto superior da tela
2) Entrar com seu login único gov.br (clique aqui para saber como cadastrar-se no portal gov.br)
3) Selecionar a opção “Nova Manifestação4) Clicar no tipo de manifestação que deseja registrar
5) O formulário para registro da manifestação será aberto
6) Em “Esfera” e “Órgão para o qual você quer enviar sua manifestação”, selecionar o Federal e MIDR – Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, respectivamente.
7) Selecionar uma das opções de assunto em “Sobre qual assunto você quer falar”.
8) Em “Fale Aqui”, registrar sua manifestação, buscando ser claro sobre o objetivo da demanda.
09) Podem ser incluídos até 10 anexos, que não superem 30MB, em “Envio de arquivos”.
10) Incluir as informações pertinentes em relação ao local e aos envolvidos no fato, nos campos de “Local do Fato” e “Quais os envolvidos no fato?”.
11) Clicar em “Avançar”
12) Revisar e concluir a manifestação.
13) O sistema vai gerar um “Número de Protocolo” e enviar para acompanhamento no e-mail cadastrado
14) Para consultar o pedido, acessar o link https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao/ConsultarManifestacaoLogin.aspx ou selecionar a opção “Minhas Manifestações”, na etapa 3 deste passo a passo
15) Será disponibilizado um painel com o número de protocolo de todas as manifestações feitas, o tipo de manifestação, assunto, data de cadastro, o prazo para conclusão e a situação ao qual se encontra no momento.
18) Na página o usuário é informado sobre os detalhes da manifestação, o que foi anexado originalmente, o local onde ocorreram os fatos e o histórico de ações feitas até o momento na manifestação.