
As Rotas são redes de sistemas produtivos e inovadores, associados a cadeias produtivas estratégicas, que promovem a coordenação de ações públicas e privadas, mediante o compartilhamento de informações e o planejamento das intervenções no território, com vistas ao aproveitamento de sinergias coletivas e ao fomento à inovação e diferenciação para a sustentabilidade dos empreendimentos associados. Busca-se otimizar a ação conjunta das instituições nos territórios, com a participação direta das lideranças territoriais (comitês gestores).
Busca-se otimizar a ação conjunta das instituições nos territórios, com a participação direta das comunidades beneficiadas, desde a formulação até a gestão dos projetos.
Em síntese, a iniciativa ROTAS prevê o compartilhamento de responsabilidades em torno de uma agenda de ações públicas e privadas (carteiras de projetos), negociada com lideranças de territórios e cadeias produtivas (comitês gestores).
Além disso, também podem ser apoiadas questões transversais, associadas à dotação de infraestrutura (energia, transportes e telecomunicações), mecanismos de financiamento (fundos regionais e incentivos fiscais) e fortalecimento do capital social (associativismo e cooperativismo).
A iniciativa Rotas tem os seguintes objetivos específicos:
- Valorizar as vocações dos territórios e identificar sinais distintivos;
- Promover e valorizar os recursos naturais, culturais e socioeconômicos;
- Desenvolver competências organizacionais, técnicas e produtivas;
- Fortalecer a governança das cadeias produtivas priorizadas nas diversas escalas;
- Apoiar redes territoriais de organização social, produtiva e aprendizagem;
- Estimular o consumo de produtos derivados das cadeias produtivas priorizadas e regularizar e padronizar a oferta dos seus produtos;
- Ampliar a eficiência e a rentabilidade dos empreendimentos (economias de escala); e
- Integrar as cadeias produtivas priorizadas a outros setores (economias de escopo).
As Rotas em Execução atualmente são as seguintes: Rota do Açaí, Rota da Avicultura Caipira, Rota da Biodiversidade, Rota do Cacau, Rota do Cordeiro, Rota da Economia Circular, Rota da Fruticultura, Rota do Leite, Rota da Mandioca, Rota do Mel, Rota da Moda, Rota do Pescado, Rota da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação).