Projetos
A economia digital é um exemplo de avanço tecnológico recente, com potencial de transbordamento para diversos setores econômicos. A economia digital como um todo, e a digitalização dos processos produtivos das empresas em particular, têm um papel importante como vetores de desenvolvimento econômico, pois podem promover a modernização e a competitividade de diversos setores, além de melhorar a eficiência e a produtividade das empresas. Ambas têm impactado a economia global de diversas maneiras. De um lado, têm permitido que as empresas operem em uma escala global, tornando possível a internacionalização dos mercados. De outro, têm criado oportunidades para a colaboração e a cooperação entre empresas em um mesmo território, contribuindo fortemente para a inovação local. Assim, partindo do entendimento de que o avanço tecnológico e, no presente contexto, a economia digital, é capaz de gerar possíveis externalidades positivas na economia brasileira, a SDIC vem desenvolvendo uma série de ações e programas voltados ao fortalecimento desse segmento da economia, conforme destaque abaixo:
Programa E-commerce.BR
O que é?
O Programa E-commerce.BR é uma parceria entre o MDIC e a ABDI que tem como finalidade promover o comércio eletrônico em regiões onde há baixa participação nesse tipo de comércio e pode ser identificada desproporção do seu fluxo inclusive quando levamos em consideração o PIB regional.
Objetivo?
Fomentar o crescimento do comércio eletrônico no país, especialmente através da rápida implementação e aprimoramento de soluções acessíveis que promovam a participação de micro, pequenas e médias empresas nas regiões onde o fluxo desse tipo de comércio seja menor.
Por quê?
As vendas do comércio eletrônico nacional são bastante concentradas na Região Sudeste. As regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste somam apenas 10% do total do comércio eletrônico do Brasil. Considerando que o comércio eletrônico é elemento de aumento de competitividade das empresas e oportunidade de aumento de renda, é preocupação do projeto contribuir para diminuição da disparidade regional desse modelo de comércio no Brasil. Dessa forma, o projeto E-commerce.BR buscará atuar nessas regiões, considerando suas potencialidades e experiência da ABDI no engajamento de atores locais que possam multiplicar os efeitos das iniciativas apoiadas no projeto.