Perguntas frequentes sobre o Dashboard de Comércio Eletrônico
-
Qual a base de dados utilizada para a construção do dashboard de comércio eletrônico?
São as Notas Fiscais eletrônicas (NFe) contidas na base de dados do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) consolidadas pela Receita Federal e enviadas ao MDIC.
-
A planilha com os dados do dashboard de comércio eletrônico será divulgada?
Sim. As bases de dados estão disponíveis nesse link:
2022 - Quantidades Comerciais para itens que usam unidade como medida - Capítulos 40 a 99
-
Quais tipos de informações estão contempladas nas estatística do dashboard de comércio eletrônico?
São as estatísticas consolidadas das Notas Fiscais eletrônicas – NFe com os campos preenchidos da seguinte forma:
a) Códigos Fiscais de Operações e Prestações (CFOP): 5.000 - SAÍDAS OU PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS PARA O ESTADO e 6.000 - SAÍDAS OU PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS PARA OUTROS ESTADOS. Ou seja, são as transações dentro do estado e interestaduais;
b) Indicador de Presença (IndPres): IndPres 2 - referente a operações realizadas pela Internet;
c) Indicador de emitente (Ind-emit): para verificação se o emitente é CPF ou CNPJ: serão analisadas as transações com CNPJ como emitente;
d) Indicador de destinatário (ind-dest): para verificação se o destinatário é CPF ou CNPJ: serão analisadas as transações com CPF como destinatário.
As transações de importação estão incluídas no dashboard?
-
As transações de importação estão incluídas no dashboard?
Não. As importações via comércio eletrônico, também conhecidas como importações de remessas expressas são amparadas por Declarações de Importação de Remessa - DIR, não sendo necessária a emissão de nota fiscal para o transporte da carga quando o importador é pessoa física. Ou seja, os dados das importações não constam das estatísticas porque não há notas fiscais para este tipo de transação.
-
As transações de exportação estão incluídas no dashboard?
Não. Como as transações de exportação via e-commerce têm parâmetros diferentes das transações nacionais, ainda está em avaliação a possibilidade de informações sobre exportação.
-
Há previsão de publicação de um dashboard com dados do comércio eletrônico entre CNPJ (business to business)?
Ainda não há previsão para publicação de dados do e-commerce entre empresas.
-
Se uma empresa vendeu por meio de um aplicativo de mensagens instantânea ou pelas redes sociais, o produto constará no dashboard de comércio eletrônico?
Se o emissor preencheu o indicador de presença da NFe informando que se trata de operações pela internet (campo Indpres 2), estes dados constarão do dashboard de comércio eletrônico.
-
Por que aparecem produtos agrícolas como animais para reprodução ou grãos como soja ou milho?
No caso de animais vivos, durante a pandemia do coronavírus, os tradicionais leilões de gado cresceram muito na modalidade online. Os leilões online já eram realizados anteriormente, mas ainda representavam pouco para o setor, mas conforme as regras de isolamento social foram sendo flexibilizadas, a modalidade on-line permaneceu em crescimento, pois em muitos casos os custos são menores. Na mesma proporção, tem crescido as vendas de grãos online. As tradings e produtores rurais usam esses sites para comprar e vender grãos.
Tanto para animais para reprodução como para grãos, é importante lembrar que as estatísticas publicadas são de CNPJ para CPF e muitos produtores online exercem suas atividades apenas com o CPF, sem a necessidade de criação de um CNPJ. A Instrução Normativa DPRF Nº 138, de 28 de dezembro de 1990, estabelece que o produtor rural pode operar como pessoa física, não precisando ter CNPJ. Dessa forma, muitas dessas operações acabam sendo contabilizadas para o dashboard.
-
Os serviços digitais estão contabilizados nas estatísticas do dashboard?
Não. Todos os tipos de serviços são amparados por Notas Fiscais de serviço que são emitidas pelos municípios e ainda não constam na base de dados do Dashboard de comércio eletrônico
-
O que é a NCM?
A Nomenclatura é um sistema ordenado que permite, pela aplicação de regras e procedimentos próprios, determinar um único código numérico para uma dada mercadoria. Esse código, uma vez conhecido, passa a representar a própria mercadoria. A Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) é uma Nomenclatura regional para categorização de mercadorias adotada pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai desde 1995, sendo utilizada em todas as operações de comércio exterior dos países do Mercosul. A NCM toma por base o Sistema Harmonizado (SH), que é uma expressão condensada de “Sistema Harmonizado de Designação e de Codificação de Mercadorias” mantido pela Organização Mundial das Alfândegas (OMA), que foi criado para melhorar e facilitar o comércio internacional e seu controle estatístico.
-
Como faço para descobrir a NCM de um produto?
Para descobrir o código NCM de uma mercadoria, consulte a NCM On-line do Sistema Classif do Portal Único do Comércio Exterior (Pucomex) disponível em: https://portalunico.siscomex.gov.br/classif/#/sumario?perfil=publico . A consulta na NCM On-line pode ser feita através de pesquisa por código ou palavras e pela navegação na árvore da NCM.
-
Os dados foram corrigidos pela inflação?
Não. Os dados apresentados são dados nominais.
-
O que mostra a aba “Visão Geral” do dashboard?
O ano de 2022 está selecionado, portanto o valor apresentado no botão ao lado da visão geral mostra a soma do valor bruto de R$ 187 bilhões.
Para ver a evolução do e-commerce de 2016 a 2022, clique retire a seleção de 2022 e, assim, o gráfico de barras à esquerda irá mostrar o crescimento do e-commerce ao longo dos anos nas operações dentro do estado (em verde) e interestadual (em azul).
O gráfico de pizza ao lado direito do gráfico de barras mostra a participação do e-commerce estadual e interestadual.
O gráfico de barras horizontais ao lado do gráfico de pizza mostra a participação do e-commerce por UF emitente por ano e o gráfico de baixo por UF destinatário por ano.
Os mapas de calor mostram onde estão concentradas as transações de e-commerce.
Na pesquisa por tipo de operação no canto superior direito, podemos selecionar apenas as transações interestaduais.
Ao selecionar um determinado estado (exemplo Alagoas) os dados mudam conforme imagem abaixo. As transações concentram-se dentro do estado.
-
O que mostra a aba “Comércio por UF e Produtos” do dashboard
Na parte esquerda, a aba apresenta lista com NCM, descrição e valor dos produtos mais vendidos no e-commerce. No caso os produtos são: telefone celular, televisores, tablets e notebooks, refrigeradores ou congeladores.
Os gráficos da parte esquerda mostram os estados emissores e destinatários e seus valores, respectivamente, de venda e de compra.
O Gráfico de barras à direita na parte de baixo mostra a evolução do comércio eletrônico (transações estaduais e inrterestaduais) de 2016 a 2022
Podemos selecionar como emitente Santa Catarina e selecionar o ano de 2022. Vejam que os produtos variam bastante
No campo pesquise por NCM ou descrição podemos fazer pesquisa, por vinhos por exemplo, e aí aparece todos os produtos com vinho no nome. Também mudam os emitentes e destinatários.
Também é possível consultar um NCM específico. Exemplo: NCM 4901.99.00 referente a livros destinados ao Distrito Federal
-
O que é possível visualizar na aba “Comércio por Capítulo” do dashboard.
O Capítulo da NCM é representado pelos 2 primeiros dígitos. A aba demonstra que o e-commerce está concentrado nos Capítulos 85,84,64,61 etc.
É possível fazer consulta específicas por Capítulo. Exemplo: o capítulo 80 referente a estanho e suas obras, verifica-se que o estado que mais vendeu em 2022 foi São Paulo. O estado também foi o maior comprador.
-
O que mostra a aba “Comércio por Posição” do dashboard.
A posição da NCM é representada pelos 4 primeiros dígitos. Nessa aba é possível ver as principais transações realizadas por posição.
Também é possível fazer consultas por posições específicas como a de autopeças 8708.
-
O que demonstra a aba “Comparação Regional” do dashboard.
A aba “Comparação Regional” mostra as transações consolidadas pelas 5 regiões brasileiras. É possível, por exemplo, verificar que 74% das transações de e-commerce do período de 2016 a 2022 tiveram como emissores os estados do Sudeste.
-
Seria possível disponibilizar o vídeo de apresentação do dashboard de comércio eletrônico?
Sim. O vídeo de lançamento da ferramenta pode ser visualizado em: https://www.youtube.com/watch?v=h68xpncnTYE&t=1723s