Outros Dados
Pesquisa Mensal de Comércio
A Pesquisa Mensal de Comércio do IBGE produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no País, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista. A partir do indicador de volume de vendas é possível acompanhar o crescimento real das vendas mês a mês, inclusive, por atividades.
Pesquisa Anual de Comércio
Por sua vez, a Pesquisa Anual de Comércio do IBGE investiga informações sobre as características estruturais básicas do segmento empresarial da atividade de comércio no País, tendo como unidade de investigação a empresa comercial formalmente constituída cuja principal fonte de receita seja a atividade comercial. É possível investigar as variáveis seguintes: Receita operacional líquida; Valor adicionado bruto a preços básicos; Gastos com salários, retiradas e outras remunerações em empresas comerciais; Pessoal ocupado; Número de unidades locais com receita de revenda; Número de empresas comerciais
TIC Domicílios
A pesquisa TIC Domicílios, realizada anualmente desde 2005, tem o objetivo de mapear o acesso às TIC nos domicílios urbanos e rurais do país e as suas formas de uso por indivíduos de 10 anos de idade ou mais.
A pesquisa TIC Domicílios conta com módulos fixos (coleta anual) e módulos rotativos (outras periodicidades). Os indicadores gerados pela pesquisa oferecem um cenário do acesso e do uso de TIC do Brasil, abordando diversos temas, tais como:
- Acesso às TIC;
- Uso do computador;
- Uso da Internet;
- Habilidades na Internet;
- Uso do celular;
- Governo eletrônico;
- Comércio eletrônico;
- Atividades culturais na Internet.
A pesquisa TIC Domicílios é realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) e pode ser acessada no endereço: https://www.cetic.br/pt/pesquisa/domicilios/
TIC Empresas
A pesquisa TIC Empresas, realizada desde 2005, mede a adoção das tecnologias de informação e comunicação em pequenas, médias e grandes empresas (10 ou mais pessoas ocupadas). A pesquisa teve periodicidade anual entre 2005 e 2015. Desde 2017 a pesquisa é realizada a cada 2 anos.
O objetivo da pesquisa é investigar o acesso à infraestrutura, bem como o uso e a apropriação que o setor privado faz das novas tecnologias, mapeando a percepção sobre possíveis benefícios gerados às suas atividades.
O levantamento apresenta indicadores que traduzem em números a realidade das empresas brasileiras em relação à diversos temas, tais como:
- Acesso às TIC;
- Uso da Internet;
- Governo eletrônico;
- Comércio eletrônico;
- Habilidades em TICs;
- Software;
- Segurança;
- Novas tecnologias.
A pesquisa TIC Empresas é realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) e pode ser acessada no endereço: https://www.cetic.br/pt/pesquisa/empresas/