Notícias
SUSTENTABILIDADE
Vencedores de competição mundial em mapeamento de florestas tropicais serão anunciados nesta sexta-feira
Serão anunciados nesta sexta-feira (15/11) os vencedores da competição XPRYZE Rainforest Florestas Naturais, uma iniciativa realizada em parceria entre o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a XPRYZE Foundation e o Instituto Alana com o objetivo de desenvolver novas tecnologias para o mapeamento da biodiversidade de florestas tropicais em todo mundo.
A competição começou cinco anos atrás, com 100 grupos de cientistas de 40 países e projetos de tecnologia de ponta voltados para descoberta de variedades de biodiversidade, que incluíam o sequenciamento de material genético ambiental, drones com sensores bioacústicos, uso de robótica terrestre, inteligência artificial, entre outros. Do total de inscritos, seis equipes concorrem ao prêmio a ser entregue na sexta-feira, inclusive o Brazilian Team, de Piracicaba (SP). Também estão no páreo as equipes ETH BioivX (Suíça), Map of Life (EUA), Providence Plus (Espanha), Team Waponi (EUA) e Welcome to the Jungle (EUA).
A equipe da XPRYZE Rainforest Florestas Tropicais trabalhou em parceria com povos indígenas e comunidades locais para garantir que os testes finais das tecnologias na floresta fossem um evento colaborativo, seguro, de respeito e positivo.
A cerimônia de premiação se dará, a partir das 18h, na Casa G20 (Casa de Cultura Laura Alvim), no Rio de Janeiro. Os vencedores dividirão um prêmio de US$ 10 milhões, dividido entre semifinalistas, finalistas e campeões. O prêmio a ser concedido aos vencedores não envolve recursos públicos.