Notícias
BIOECONOMIA
“Estratégia Nacional de Bioeconomia pode ser o eixo condutor de políticas sustentáveis”
A realização do primeiro Painel Técnico-Científico sobre Bioeconomia reuniu dezenas de autoridades dos setores públicos e privados com a intenção de iniciar um diálogo sobre Plano Nacional de Desenvolvimento da Bioeconomia. Com participação do secretário de Economia Verde, Rodrigo Rollemberg, o encontro buscou, entre outros objetivos, nivelar informações do tema sobre políticas públicas do Governo Federal empreendidas pelos ministérios.
“Tenho certeza de que, com a experiência de cada um, vamos avançar num momento de construção de políticas importantes para o país, como a Nova Indústria Brasil, o Plano de Transformação Ecológica, a Estratégia Nacional de Economia Circular, de Economia de Impacto e de Descarbonização”, elencou Rollemberg. “A Estratégia Nacional de Bioeconomia pode ser o eixo condutor de todas essas políticas”, completou.
O Painel também teve como foco o levantamento dos principais desafios e oportunidades que se apresentam para o desenvolvimento de sistemas de informação, conhecimento e planejamento em bioeconomia, além de identificar os principais desafios e oportunidades que possibilitem ao Plano Nacional de Desenvolvimento de Bioeconomia contribuir para os campos da biomassa, da biomanufatura industrial, da biotecnologia, da bioeconomia florestal e da sociobioeconomia.
O evento começou nesta segunda-feira e se estende até terça-feira na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). No total, 34 órgãos públicos e privados participam do encontro.