Notícias
CONSTRUA BRASIL
Tecnologia BIM chega a 27 instituições de ensino superior
Vinte e sete instituições de ensino de 13 estados brasileiros já aderiram ao protocolo desenvolvido pelo projeto Construa Brasil para adoção e disseminação de tecnologias que tornam a construção civil mais rápida, precisa e eficiente.
Iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em parceria com a Rede Catarinense de Inovação (Recepeti), o Construa Brasil busca desburocratizar, digitalizar e industrializar os processos de construção.
Uma das principais ferramentas para isso é o BIM – sigla em inglês para “Building Information Modelling” (Modelagem da Informação da Construção). Trata-se de um conjunto de tecnologias que podem ser usadas simultaneamente por todos os profissionais envolvidos numa obra, de maneira precisa e colaborativa, evitando desperdícios e atrasos.
Neste ano, o MDIC retomou a Estratégia BIM BR, liderando uma articulação com Casa Civil e os ministérios das Cidades, da Educação, de Ciência, Tecnologia e Inovação, da Defesa, de Portos e Aeroportos, dos Transportes e da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, que fazem parte do Comitê Gestor do programa.
Um dos desafios da Estratégia é introduzir a ferramenta no meio acadêmico, implantando Células BIM em cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo. Das 27 células BIM, duas estão recebendo apoio diretamente do MDIC – a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
O MDIC disponibilizou para estas duas universidades oito estações de trabalho com computadores de última geração e alto processamento gráfico, além de drones, impressoras 3D, óculos de realidade aumentada e outros dispositivos tecnológicos.
O Construa Brasil também realiza encontros sobre usos das ferramentas e software BIM para modelagem arquitetônica, modelagem estrutural, instalações hidrossanitárias e elétricas, compatibilização 3D, orçamentação, documentação e planejamento. Já foram realizados 10 encontros e outro sete estão programados.
As demais 25 instituições, públicas e privadas, passarão pelos mesmos processos, porém aqui orientadas pela Associação Nacional de Tecnologia no Ambiente Construído (ANTAC), que adotou os protocolos do Construa Brasil.
As ações da Estratégia BIM-BR são importante instrumento da Nova Indústria Brasil. A capacitação e formação profissional é um de seus pilares e visa aproximar a política educacional às necessidades de transformação digital da construção civil, adequando a grade curricular dos cursos de graduação, pós-graduação e profissionalizante.
Para mais informações sobre o projeto Construa Brasil, acesse: www.gov.br/mdic/construabrasil