Notícias
ELAS EXPORTAM
Programa que atende mulheres empreendedoras encerra sua 3° edição
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) promoveram nesta segunda-feira (9/12), o evento virtual de encerramento da terceira edição do Programa Elas Exportam, realizado durante o segundo semestre de 2024. O programa, que busca aumentar a participação de empresas lideradas por mulheres no comércio exterior, contou com a participação de 69 pares de mentoras e mentoradas de diferentes setores da economia.
O evento foi realizado de forma online e teve a participação da diretora do Departamento de Promoção das Exportações e Facilitação do Comércio do MDIC, Janaína Silva, e da Diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza, além do corpo técnico do MDIC, da APEX, das mentoras e das mentoradas.
Na sua fala, durante o evento, Janaína reforçou que o comércio exterior é um motor essencial para o crescimento. “Por isso, é nossa responsabilidade garantir que as mulheres também tenham acesso a essa força transformadora, colhendo os frutos desse importante vetor de desenvolvimento, de inovação e de resiliência para suas empresas”.
Ainda durante sua participação, a diretora Janaína Silva agradeceu as mentoras, que dedicaram seu tempo, conhecimento e energia para apoiar o desenvolvimento de cada uma das mentoradas. “Vocês foram verdadeiras parceiras e a essência desse programa. O sucesso dessa edição não teria sido possível sem o compromisso e a generosidade de cada de vocês,” concluiu.
Já a diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza, também comemorou o sucesso da iniciativa e o impacto positivo gerado pela maior inclusão de mulheres no comércio internacional, que vai muito além de mais vendas e exportações.
Repezza ressaltou que o programa reverbera em aspectos sociais, transformando a vida dessas mulheres, de suas famílias e comunidades, de maneira muito mais ampla do que os números da balança comercial brasileira podem expressar. "É um orgulho enorme acompanhar o desenvolvimento de três turmas do Programa Elas Exportam. Nesta terceira edição, ficamos positivamente surpreendidos com o volume de inscrições, tanto de mentoras quanto de mentoradas. Esse engajamento reforça que estamos no caminho certo", destaca.
Os encontros das participantes ocorreram de forma online, com mentorias individuais e sessões coletivas de oficinas e seminários. Entre os temas abordados nas sessões coletivas de mentoria estavam: introdução à atividade de mentoria, plano de negócios internacionais, propriedade intelectual, trabalhando a autoimagem, empoderamento financeiro, e-commerce e posicionamento de marca, além de treinamento de pitch.
A novidade dessa edição foi o Pitch Session, um momento importante para as mentoradas apresentarem suas ideias para o grupo, fortalecendo suas habilidades de comunicação.
Nesta edição, o Elas Exportam contou com o apoio do Banco do Brasil (BB), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e ofereceu benefícios alinhados à Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual, como a parceria do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e da International Chamber of Commerce (ICC) Brazil para a realização de capacitação em propriedade intelectual.
Próximos passos
Para 2025, Janaína Silva contou que haverá novidade na seleção das mentoras para o programa. O edital permanecerá aberto durante todo o ano, não sendo mais feito junto com a seleção das mentoradas, para a criação de um banco de mentoras.
A diretora da Apex, Ana Repezza, também ressalta a importância da aplicação prática do conhecimento adquirido: "Em 2025, teremos missões específicas para empresas não exportadoras e exportadoras iniciantes. É essencial que as participantes aproveitem ao máximo o aprendizado do programa para transformar isso em ações concretas de negócios e conquistar mercados internacionais."
Sobre o Elas Exportam
O programa Elas Exportam é uma iniciativa desenvolvida pelo MDIC em parceria com a ApexBrasil e tem ciclos semestrais, oferecendo mentorias individuais, oficinas e seminários para auxiliar no desenvolvimento de competências e habilidades técnicas e socioemocionais necessárias à atividade exportadora.
O programa está dentro das iniciativas do governo federal destinadas a promover ações voltadas à equidade de gênero, sendo um dos destaques da Política Nacional da Cultura Exportadora (PNCE). Está prevista a quarta edição do programa, a ser realizada no primeiro semestre de 2025.