Notícias
SERVIÇOS
Turismo é educação, saúde, emprego e renda, diz Alckmin
Na abertura do 8º Salão do Turismo: Conheça o Brasil, nesta sexta-feira (09), no Rio de Janeiro (RJ), o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, ressaltou a importância do setor para a economia nacional e o bem-estar da população.
“Turismo é saúde. O ser humano não é máquina, precisa descansar, precisa ter entretenimento. Turismo é educação, você conhece e aprende. Turismo é paz, aproxima os povos. E, especialmente, turismo é emprego e renda, que é o grande desafio do mundo moderno”, destacou o ministro na cerimônia, que ficou marcada pelo lançamento do Plano Nacional do Turismo.
Alckmin avaliou que diante dos avanços tecnológicos e de mecanização nos setores da agropecuária e da indústria, o setor de serviços, em especial o turismo, terá uma importância ainda maior no futuro para garantir emprego e renda.
“Todo o apoio a um setor que distribui renda e tem muitas pequenas e médias empresas, que não são de capital intensivo, mas são de mão de obra intensiva, empregam muita gente e geram emprego”, salientou o ministro. Ele também destacou as características nacionais, bem como do povo brasileiro, como diferenciais do Brasil para impulsionar ainda mais o setor, que tem crescido nos últimos anos.
De janeiro a junho de 2024, segundo dados do Ministério do Turismo, Embratur e Polícia Federal, mais de 3,5 milhões de estrangeiros estiveram no Brasil, 9,7% a mais que no mesmo período de 2023 e 1,9% acima de 2019, período anterior à pandemia. Além disso, o turismo nacional foi responsável por 98.675 vagas com carteira assinadas no primeiro semestre deste ano.
O cenário macroeconômico atual contribui para o turismo nacional, apontou o ministro. “Para ter turismo, precisa ter renda. O emprego no Brasil cresceu, nós estamos com 102 milhões de pessoas ocupadas. O PIB cresceu, e chegamos no ano passado a quase 3%. É bom para o turismo. O desemprego caiu, estamos com 6,9%. Se baixar para 6,7%, será recorde. Isso é bom para o turismo. A renda subiu 11%. É bom para o turismo”, avaliou o vice-presidente. O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC na sigla em inglês) aponta que o turismo vai contribuir com US$ 169,3 bilhões ao PIB do Brasil em 2024.
Na cerimônia, o vice-presidente assinou a Carta de Compromisso para a Articulação Nacional pelo Feminicídio Zero, junto com a ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves, e o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Plano Nacional do Turismo
Anfitrião da cerimônia de abertura do Salão, o ministro do Turismo, Celso Sabino, apresentou o Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027. O documento define metas a serem alcançadas pelo setor nos próximos três anos, como o aumento de 93 milhões para 150 milhões no número de viagens nacionais e alcançar a marca de US$ 8,1 bilhões em receitas geradas por estrangeiros.
Outra perspectiva do PNT é de superar os 8,1 milhões de turistas internacionais. "Temos o compromisso de alcançar a marca de 10 milhões de visitantes estrangeiros. Se mantivermos os bons resultados registrados neste ano, não tenho dúvida de que atingiremos esse objetivo", afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Saiba mais sobre o Plano Nacional do Turismo
O PNT também define a execução, entre outros, de programas de qualificação profissional e de inserção produtiva no turismo, de mobilidade e conectividade turística e de segurança turística, além de planos de marketing nacional e internacional. O documento institui formalmente, ainda, o Programa de Incentivo a Viagens: Conheça o Brasil, já executado por meio do Conheça o Brasil: Voando, do Conheça o Brasil: Realiza e do Conheça o Brasil: Cívico.
O Plano também apresenta as tendências observadas para os próximos anos no setor, a exemplo do afroturismo, do turismo regenerativo (a busca por viagens cada vez mais ecologicamente conscientes e com menos impactos ambientais), do nomadismo digital, das experiências gastronômicas como motivação principal de viagens, do turismo de esportes e do turismo musical.
Salão do Turismo
Também participaram da abertura do Salão do Turismo o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, além de parlamentares e representantes do setor.
Tendo como palco o centro de convenções Riocentro, no Rio de Janeiro (RJ), a 8ª edição do Salão do Turismo: Conheça o Brasil reúne atrativos de norte a sul do país até domingo (11). Gratuito, o evento tem público estimado de 100 mil pessoas, que podem conferir de perto toda a diversidade turística do Brasil.