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FÓRUM PERMANENTE
MDIC indica 26 entidades do setor produtivo para o Fórum de Comércio e Serviços
Foi publicada nesta segunda-feira (20) a portaria que define as 26 entidades do setor privado que vão compor o Fórum de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (FMCS) e que cria duas câmaras setoriais do Fórum. Instituído para elaborar políticas de comércio e serviços, o FMCS vai ser reunir pela primeira vez no final de novembro.
Os membros do fórum, titulares e suplentes, serão indicados pelas entidades. Outras representações do terceiro setor podem pleitear a participação como membro no FMCS, desde que sejam de caráter nacional e constituídas há mais de quatro anos. Todas as secretarias do MDIC fazem parte do Fórum.
O terceiro setor tem grande abrangência, que vai desde empreendimentos locais até grandes redes de varejo, impulsionando a circulação de bens e estimulando a atividade econômica. Além disso, há setores de serviços que incorporam atividades de alta tecnologia e que demandam mão de obra especializada, promovendo inovação e competividade. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o setor de comércio e serviços representa 70% do emprego com carteira assinada no Brasil.
Veja também: MDIC cria fórum permanente para elaborar políticas para comércio e serviços
Câmaras Temáticas
Além da composição do Fórum, a portaria também criou as câmaras temáticas de Comércio e Serviços Conectados ao Varejo; e de Serviços Baseados em Conhecimento. Ambas poderão criar grupos de trabalho para debater temas específicos.
Entre as atribuições do Fórum está a troca de informações entre os setores público e privado para identificar as políticas que afetam a competitividade e a produtividade do setor, com o objetivo de identificar necessidades e medidas de fortalecimento do comércio e serviços.
Representação de entidades privadas no FMSC
I. Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games (ABRAGAMES);
II. Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES);
III. Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (BRASSCOM);
IV. Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Indutrializados (ABAD);
V. Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil);
VI. Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL);
VII. Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM);
VIII. Associação Brasileira de Consultores de Engenharia (ABCE);
IX. Associação Brasileira de Data Center (ABDC);
X. Associação Brasileira de Franchising (ABF);
XI. Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE);
XII. Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS);
XIII. Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços (AFRAC);
XIV. Associação Brasileira do Varejo Textil – ABVTEX;
XV. Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA);
XVI. Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (ANAMACO);
XVII. Brasil Audiovisual Independente (BRAVI);
XVIII. Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net);
XIX. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB);
XX. Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL);
XXI. Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC;
XXII. Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (ASSESPRO);
XXIII. Instituto Foodservice Brasil (IFB);
XXIV. Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV);
XXV. Movimento Inovação Digital (MID); e
XXVI. Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual (SICAV).