Notícias
AMAZONIA
Decreto que qualifica nova gestora do CBA sai nos próximos dias, diz Alckmin
Em sua passagem por Manaus (AM), nesta sexta-feira (24/3), para presidir a 308ª reunião ordinária do Conselho de Administração da Suframa (CAS), o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, anunciou para os próximos dias a publicação de decreto que qualifica a nova gestora do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA).
Com este passo, antes vinculado à Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), passa a ter personalidade jurídica própria, ganhando maior autonomia para captar recursos públicos e privados e ampliar suas atividades. O decreto qualifica a Fundação Universitas de Estudos Amazônicos (Fuea) como organização social que passa a gerir o CBA.
Instalado em um complexo com área construída de 12 mil metros quadrados, o centro tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento econômico e sustentável da região amazônica através do estímulo à inovação, ao empreendedorismo e à geração de negócios sustentáveis baseados nos recursos naturais da Amazônia.
Em visita ao CBA nesta sexta-feira, Alckmin destacou sua importância como uma nova matriz econômica para o Amazonas. “Não há bioeconomia sem pesquisa aplicada e geração de patentes. A bioeconomia poderá ampliar o mix da Zona Franca de Manaus e garantir a sustentabilidade do modelo”, afirmou.
O Centro começou a funcionar na primeira gestão do governo do presidente Lula e agora, em seu terceiro governo, ganha nova potência.