Notícias
INOVAÇÃO
Mulheres empreendedoras recebem mentoria em propriedade intelectual
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) implementou esta semana uma iniciativa pioneira de estímulo a projetos inovadores de mulheres empreendedoras. Durante dois dias, 24 e 25 de maio, a pasta promoveu sessões de mentoria em Propriedade Intelectual (PI) para as autoras de 15 iniciativas, todas com liderança feminina, escolhidas para participar de um ciclo de aceleração de negócios com base tecnológica.
A mentoria tem o objetivo de fornecer a essas mulheres ferramentas para proteção de suas invenções ao entrar no mercado. A iniciativa foi planejada em três etapas. Na primeira, no final de abril, um workshop proporcionou às contempladas o alinhamento dos conhecimentos sobre propriedade intelectual. A segunda etapa são as sessões realizadas esta semana. Na terceira, prevista para meados de junho, o ciclo será finalizado com encontros individuais para aprofundar os conhecimentos sobre PI.
Os 15 projetos foram selecionados dentro do programa Empreendedoras.Tech, lançado no início do ano pelo MDIC e pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Os escolhidos recebem como incentivo três parcelas de R$ 10 mil, durante três meses. No final das atividades, os três melhores ganham um prêmio de R$ 50 mil.
Para a mentoria, o MDIC contou com a parceria da ICC Brasil (International Chamber of Commerce) por meio do IP mentoring HUB<, do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), e do grupo Mulheres da PI (IP Female).
Esta iniciativa de inserção de mentorias de PI em programas do MDIC faz parte das ações previstas na Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual.