Notícias
MERCADO DE CARBONO
Rollemberg pede mobilização do governo, da sociedade civil e do setor produtivo pela regulamentação do mercado de carbono
O secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria, Rodrigo Rollemberg, chamou nesta terça-feira (20/6) o setor produtivo e a sociedade civil para fazer um esforço conjunto pela regulamentação do mercado de carbono no Brasil. O convite foi feito durante o evento Diálogo: Mercado Regulado de Carbono e a Competitividade Industrial, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) em conjunto com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
“Minha fala é no sentido de nos mobilizarmos, governo, setor produtivo, e sociedade civil, para que não percamos a oportunidade que está colocada nesse momento para o país de liderar o processo de descarbonização mundial”, afirmou Rollemberg. “Tenho convicção de que quanto mais afinados e consensuados nós estivermos, maior facilidade nós teremos de aprovação desse projeto de lei no Congresso nacional, antes da realização a COP no final do ano”, acrescentou o secretário, referindo-se à conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) para as mudanças climáticas, prevista para novembro de 2023 nos Emirados Árabe Unidos.
Rollemberg participou do painel O Mercado Regulado de Carbono: oportunidade e desafios. Também participaram do debate Marcelo Ramos, consultor a Petrobras e da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), e o Nils Torvalds, presidente da delegação da Comissão do Ambiente, da Saúde Pública e da Segurança Alimentar (ENVI) do Parlamento Europeu.
Na intervenção, o secretário disse estar otimista quanto à possibilidade de consenso entre os setores envolvidos na discussão sobre a regulamentação do mercado de carbono. Para construir a proposta comum, Rollemberg tem feito reuniões com presidentes de frentes parlamentares no Congresso que atuam na pauta da transição energética e no desenvolvimento de baixo carbono.