Notícias
INSTITUCIONAL
Mulheres lideram em áreas estratégicas no MDIC
Responsáveis por chefiar áreas estratégicas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Tatiana Prazeres, Marcela Carvalho, Ana Paula Repezza e Andrea Macera, indicadas pelo vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin, reforçam a presença das mulheres em cargos de liderança no Governo Federal.
Com mestrado em Direito e doutorado em Relações Internacionais, Tatiana Prazeres é servidora de carreira do MDIC e já atuou como conselheira sênior do ex-diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo. Reconhecida como Jovem Líder Global pelo Fórum Econômico Mundial, Tatiana já comandou a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), entre 2011 e 2013, no primeiro governo de Dilma Rousseff (PT), e para onde agora retorna. Antes de voltar ao cargo de secretária de Comércio Exterior, Tatiana era diretora de Relações Internacionais da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
Marcela Carvalho, a nova secretária executiva da Câmara de Comércio Exterior (Camex), órgão vinculado ao MDIC, é servidora de carreira, analista de comércio exterior do ministério. Graduou-se em Relações Internacionais pela Faculdade Integrada do Recife e é mestre em Desenvolvimento e Comércio Internacional pela Universidade de Brasília (UnB). Marcela foi secretária-adjunta de desenvolvimento do MDIC, chefe da assessoria internacional e chefe da área de Comércio Exterior do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
Escolhida para ser a secretária de Competividade e Política Regulatória do MDIC, Andrea Macera é graduada em Relações Internacionais pela UnB, fez mestrados em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Administração Pública e Relações Internacionais pela Universidade Paris 1 Pantheon-Sorbonne e doutorado em Economia pela Universidade Católica de Brasília. Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, ela estava na Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Tem experiência em microeconomia, sobretudo nos temas da defesa da concorrência, do comércio internacional e da política industrial. Nos últimos anos, atuou com ênfase na área transformação digital.
Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Minas Gerais, com MBA em Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas e mestre em Gestão Internacional pela University of London, Ana Paula Repezza é especialista em análise de cenários internacionais, planejamento estratégico para mercados externos e relações governamentais em nível nacional e internacional. A nova diretora de Negócios da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) vem atuando no comércio exterior brasileiro nas últimas duas décadas. Pela Apex-Brasil, representou o governo brasileiro em fóruns bilaterais e multilaterais ligados ao comércio exterior ao longo dos últimos 10 anos. Ana Paula foi diretora de Integração Produtiva e Desenvolvimento Econômico da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, e, antes de ser nomeada pelo ministro Geraldo Alckmin, atuava com secretária-executiva adjunta da Camex.