Notícias
DIÁLOGOS DA AMAZÔNIA
Rollemberg debate desafios da bioeconomia com chefes da Embrapa da região amazônica
O Secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (SEV/MDIC), Rodrigo Rollemberg, discutiu os desafios da bioeconomia com os chefes de todas as unidades da Embrapa na Amazônia, em agenda ocorrida nesta quinta-feira (3) em Belém (PA). O secretário encontra-se na cidade para participar do evento "Diálogos Amazônicos", além da "Cúpula da Amazônia", que reunirá chefes de Estado, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Acompanhado da diretoria de negócios da instituição, Ana Euler, Rollemberg expôs as prioridades da Secretaria de Economia Verde, ouviu os desafios enfrentados e os avanços conquistados pelas diversas unidades nas cadeias da sociobiodiversidade, como óleos essenciais, castanha, guaraná, cupuaçu, cacau, peixes nativos, mandioca, entre outros.
Todos concordaram que um dos grandes desafios da bioeconomia na região é a organização da base das cadeias produtivas para garantir regularidade, qualidade e algum processamento que agregue valor já no começo da cadeia.
Rollemberg ressaltou que o Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), instituição que foi priorizada pelo vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin desde o início de sua gestão à frente do MDIC, deve trabalhar em parceria com instituições como Embrapa, INPA, Goeldi, universidades, institutos federais e institutos tecnológicos para desenvolver novos conhecimentos e aproveitar conhecimentos já desenvolvidos por essas instituições para transformar produtos e negócios que gerem renda e melhoria da qualidade de vida para as comunidades.
Outra decisão foi a de trabalhar conjuntamente pelo desenvolvimento e aquisição de equipamentos que tornem mais produtivo e menos penoso o trabalho dessas comunidades.
Ana Euler enfatizou os diversos avanços realizados pela Embrapa na região e apresentou, em primeira mão, um portfólio com um conjunto de atividades e tecnologias desenvolvidas pela Embrapa na Amazônia.
Agenda relevante
O chefe geral da Embrapa Amazônia Ocidental, Everton Cordeiro, destacou a apresentação feita ao secretário Rollemberg sobre os ativos desenvolvidos e em desenvolvimento pelas unidades da Embrapa na Amazônia Legal para as populações da região. Além de subsidiar a Secretaria de Economia Verde do MDIC sobre o que já está disponível em tecnologias para o desenvolvimento da agricultura sustentável para as populações amazônicas, foram apresentadas informações sobre pesquisas que podem receber recursos para acelerar as entregas. Segundo Cordeiro, "o diálogo foi relevante em tornar público o que a Embrapa tem a apresentar à sociedade e a constatação de que esses ativos se relacionam às necessidades e expectativas da sociedade".
Walkymário Lemos, chefe geral da Embrapa Amazônia Oriental (Pará), destacou que a presença do secretário Rodrigo Rollemberg na reunião marca um momento histórico de aproximação do MDIC com a Embrapa na Amazônia. "As agendas estratégicas do Ministério e das Unidades da Embrapa na região são bastantes alinhadas nas temáticas e acreditamos que essa aproximação resultará em ações concretas de ações governamentais, a partir do MDIC, com base no portfólio de inovações e tecnologias existentes nas diferentes unidades da Embrapa na Amazônia. Acreditamos que o secretário Rollemberg e sua equipe serão parceiros estratégicos nessa revolução tecnológica e sócio-inclusiva para nossa região", afirmou Lemos.
Fotos: Divulgação