Impacta Poa - Enimpacto: Economia de Impacto no Poder Público
-
Programação
Impact Hub Porto Alegre, Coalizão pelo Impacto e Instituto Helda Gerdau promovem dia 16/09 o Impacta POA, uma realização local de fomento à economia de impacto no Rio Grande do Sul. O evento ocorre na Fundação Iberê Camargo (Porto Alegre/RS), das 15h às 19h, e terá sua descabonização executada pela Startup ESG NOW.
A intenção é dialogar com importantes atores do ecossistema a fim de impulsionar a agenda na capital gaúcha e no estado. Segundo os organizadores, setores como agricultura sustentável, energia renovável e inovação social podem se beneficiar de investimentos e negócios que busquem equilíbrio entre os resultados financeiros e soluções socioambientais. Além de destacarem Porto Alegre como polo de inovação, lembram que o envolvimento de empresas tradicionais com práticas de impacto social contribuem para o desenvolvimento mais sustentável e inclusivo.
ProgramaçãoECONOMIA DE IMPACTO NO PODER PÚBLICO• Lucas Ramalho Maciel - Diretor de Novas Economias do MDICDESAFIOS DA AGENDA PÚBLICA NACIONAL• Michelle Ribeiro - Bem Inovação Social• Marcel Fukayama - Cofundador da Din4mo• Beto Scretas - Instituto de Cidadania Empresarial (ICE)CENÁRIOS DA AGENDA PÚBLICA LOCAL• Simone Stulp - Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS• Luis Carlos Pinto - Secretário de Inovação de Porto Alegre RSDiálogos
Cerca de 100 pessoas - entre representantes do governo do RS e do Porto Alegre, de instituições financeiras, de fundos filantrópicos, ONGs e de organizações do Terceiro Setor e de start ups - estiveram presentes no Impacta POA. Os painelistas destacaram iniciativas da sociedade civil e de organismos vinculados à pauta e a atuação das três esferas de governos.
“O poder público é essencial para a regulação da economia de impacto e tem papel fundamental no fomento e na mobilização de recursos e capitais”, afirmou o diretor de Novas Economias do MDIC, Lucas Ramalho Maciel. Ele apontou significativos avanços da Enimpacto como a mobilização de recursos do Tesouro Direto e outros fundos de investimentos para o empreendedorismo de impacto sociambiental positivo no país, e a articulação com agentes parceiros.
Um ano após a retomada da Estratégia Nacional de Economia de Impacto, coordenada pelo MDIC, o governo federal já apoiou em torno de 2 mil negócios de impacto, aportando recursos de aproximadamente R$ 250 milhões (provenientes de diversas fontes).
Galeria (Fotos: Divulgação Impact Hub POA)
-
Palestrantes
- Lucas Ramalho Maciel:
Liderou a área de inovação social e coordena a Estratégia Nacional de Economia de Impacto - ENIMPACTO. Atuou na recriação do Ministério da Indústria e da criação da Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria, onde atualmente exerce o cargo de Diretor de Novas Economias.
- Marcel Fukayama
Empreendedor de impacto e cofundador da Din4mo, dedicado a fortalecer a economia de impacto e promover vida digna para todos. Com ampla experiência no movimento B Corp e em iniciativas de nova economia, ele contribuiu para a expansão do Sistema B na América Latina e Caribe, e atualmente é Senior Policy Advisor do B Lab.
- Michelle Ribeiro
Co-fundadora da Bem Inovação Social, foi consultora na estruturação da Somos UM, primeira organização de fomento aos negócios de impacto socioambiental no Ceará. Participa ativamente na elaboração da Política Pública da Economia de Impacto do Ceará e na implementação da ENIMPACTO.
- Beto Secretas
Atua no Instituto de Cidadania Empresarial - ICE em projetos ligados à área de investimentos e negócios de impacto. Fez parte da Diretoria Executiva da Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto. É Investidor anjo com foco em negócios de impacto e membro da Rede e do Conselho Consultivo da Anjos do Brasil.
- Simone Stülp
Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS e coordenadora do Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática do Plano Rio Grande. Foi diretora administrativa da REGINP e presidiu o Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).
- Luiz Carlos Pinto
Secretário de Inovação de Porto Alegre, coordenador do Pacto Alegre e professor titular da UFRGS. Coordena grupos de pesquisa sobre inovação urbana e gestão de risco de desastres e é membro do Conselho Superior da FAPERGS e do Conselho de Inovação e Tecnologia (CITEC) / FIERGS.