Vencedores do Prêmio Impactos Positivos deste ano
-
Programação
Em sua quinta edição, o Prêmio Impactos Positivos anunciou os vencedores de 2024 em um grande encontro realizado dia 05 de novembro, em São Paulo. Ao longo do segundo semestre, em diversas fases de votação, foram eleitas seis iniciativas entre as categorias Negócio de Impacto e Ecossistema de Impacto.
Conforme os organizadores, elas transformam realidades e representam compromisso com um mundo mais justo, inclusivo e sustentável. Os projetos inovadores buscam resolver desafios com soluções impactantes positivamente e escaláveis, deixando seu legado de transformação.
"É muito importante termos momentos como esse para reconhecer, valorizar e premiar essas iniciativas que são muito meritórias. O governo federal, por meio da Enimpacto e da Secretaria de Economia Verde do MDIC reafirma o compromisso em prol dessa economia mais justa, equitativa e regenerativa", afirmou o diretor de Novas Economias do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Lucas Ramalho Maciel, durante o evento em SP. Ele integrou a comissão de avaliação especializada das propostas inscritas.
Além do troféu, as iniciativas premiadas terão acesso a mentorias em gestão, inovação, finanças sustentáveis e estratégias de comunicação com especialistas de organizações renomadas como Instituto Capitalismo Consciente, Yunus Negócios Sociais, Innov8, Soul Finance e Cedre.
VENCEDORES DO PIP 2024
Categoria Negócios de Impacto
COMPARTILHA - Fortaleza, CE (ideação): Sistema de compartilhamento de bolsas de sangue entre hemocentros para a redução do desperdício. Segundo a Anvisa, mais de 40% dos hemocomponentes produzidos no Brasil são desperdiçados anualmente por prazo de validade. O sistema realiza a troca de produtos com base na oferta e demandas dos bancos. (Acesse o projeto completo)
+1 CODE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA - São Paulo, SP (operação): Capacitação de jovens periféricos em tecnologia, habilidades técnicas e soft skills para inserção no mercado, promovendo inclusão digital e desenvolvimento. (Acesso o projeto completo)
IMPARE EDUCAÇÃO - São João do Polêsine, RS (tração): Objetiva desenvolver competências socioemocionais em crianças e jovens dentro de escolas municipais ou instituições sociais, atendendo às necessidades específicas de onde opera. Impacta comunidades, crianças e professores através da melhoria na qualidade da educação básica. (Acesse o projeto completo)
Categoria Ecossistemas de Impacto
LUPA DO BEM - São Paulo, SP (dinamizadores): Plataforma digital criada para dar visibilidade a iniciativas sociais e conectá-las com apoiadores. Busca garantir que as iniciativas sejam comunicadas com eficiência, potencializando os impactos de suas ações. (Acesse o projeto completo)
LITERATURA ACESSÍVEL - Rio de Janeiro, RJ (comunidades): Ecossistema de leitura composto por livros disponíveis num desenho universal de acessibilidade. Visa o desenvolvimento social, educacional e humano, formar cidadãos consciente de seus direitos/deveres e estimular a prática da leitura, uma cultura inclusiva, acessível, diversa e sem barreiras. (Acesse o projeto completo)
PROGRAMA ESCOLA ÁGUA CIDADÃ, Uberlândia, MG (médias e grandes empresas): Promover a conscientização e sensibilização ambiental dos cidadãos de Uberlândia com foco em escolas. Incentiva o uso consciente dos recursos naturais e separação de resíduos, na expectativa de contribuir para uma sociedade melhor. (Acesse o projeto completo).
- Informações úteis