Projetos
O PBD é uma estratégia do MDIC para estabelecer um conjunto de ações indutoras da modernização industrial e tecnológica. Atua como um programa aglutinador e articulador, tanto de parceiros quanto de ações e de projetos alinhados com o tema design. Dos muitos projetos que se desenvolveram no marco desse Programa cabe ressaltar, em especial, os seguintes:
-Bienal Brasileira de Design - importante evento de promoção do design brasileiro que já foi celebrado em São Paulo (2006), Brasília (2008), Curitiba (2010), Belo Horizonte (2012), com previsão de realização em Florianópolis (2015) e Pernambuco (2017);
A Bienal Brasileira de Design surgiu como ação priorizada no planejamento estratégico do PBD; concentra as principais realizações da área cultural e educacional, e das empresas; aponta tendências; provoca discussões; propicia a capacitação e promove a Marca Brasil com o melhor da produção de design nacional no período.
Recentemente, destacou-se o projeto que visa à uniformização dos procedimentos a serem adotados na realização da Bienal Brasileira de Design, nos âmbitos da governança político-operacional, da estrutura jurídica e do escopo de ação institucional. Nesse projeto foi desenvolvido um manual de procedimentos, que descreve de forma prática como devem ser compostas as equipes das instituições e quais devem ser as atividades antes, durante e depois da realização Bienal.
Nesse contexto, por meio da Portaria Interministerial MDIC/MinC nº 297, de 18 de dezembro de 2012, instituiu-se o Comitê de Orientação Estratégica da Bienal (COEB) - instância deliberativa, presidida e coordenada pelo MDIC, estabelecendo que a organização e o acompanhamento das ações de execução da Bienal serão atividades exercidas pela Unidade de Inovação e Design da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil.
-Design Excellence Brazil (DEB), que apoia a participação de empresas e estudantes brasileiros na premiação internacional de design IF Awards, na Alemanha (www.ifdesign.de). O DEB foi lançado em 2003, visando à promoção e ao reconhecimento do design brasileiro internacionalmente com a difusão no país de uma cultura de exportação de produtos de valor agregado.
Em face da abrangência dessas ações, destaca-se a relevância da articulação com entidades parceiras, especialmente o Ministério da Cultura (MinC), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Apex-Brasil para o fortalecimento do PBD e o desenvolvimento de projetos de incentivo ao design e à inovação.