Brasil Mais Produtivo
O novo Brasil Mais Produtivo
Inicialmente instituído em 2016, o Programa Brasil Mais Produtivo (B+P) foi amplamente reestruturado em 2023, por meio do Decreto nº 11.783, de 09 de janeiro de 2023. Alinhado à Nova Indústria Brasil (NIB), o programa é uma iniciativa do Governo Federal voltado para a elevação da produtividade, da competitividade e da eficiência energética, a promoção da a transformação digital das micro, pequenas e médias empresas e para o apoio ao desenvolvimento de novas tecnologias no Brasil.
O Novo B+P trouxe inovações e ampliação do escopo das ações. A nova fase do programa é coordenada pelo MDIC em uma parceria inédita entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a Empresa Brasileira de Inovação Industrial (Embrapii) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES). Esses órgãos e entidades, junto com o Ministério de Minas e Energia (MME), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), fazem parte do Comitê de Orientação Estratégica, cuja Secretaria-Executiva é exercida pelo Departamento de Transformação Digital, Inovação e Novos Negócios da Secretaria de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Dentre as inovações do (B+P está a disponibilização de uma nova plataforma, que permite acesso gratuito a consultorias, conteúdos e cursos profissionalizantes de manufatura enxuta ou eficiência energética, bem como a ferramentas de gestão. O novo desenho do programa contempla ainda a ampliação do financiamento de ações de tecnologias da Indústria 4.0, a formulação e implementação de Plano de Transformação Digital nas empresas apoiadas e incentivos à contratação de soluções inovadoras nacionais.
As ações do programa junto às empresas apoiadas abrangem quatro modalidades: “Plataforma de Produtividade”, “Diagnóstico e melhoria de gestão”; “Otimização de processos industriais – manufatura enxuta e eficiência energética” e “Transformação digital – apoio à adoção e ao desenvolvimento de novas tecnologias”.
O B+P tem como meta impactar até 200 mil empresas industriais por meio de sua plataforma até 2027 e realizar mais de 90 mil atendimentos presenciais a micro, pequenas e médias empresas do setor, o que o torna o maior e mais abrangente programa de apoio à produtividade e à transformação digital para MPMEs do Brasil.
Mais informações sobre o programa estão disponíveis no Sítio Eletrônico novo Brasil Mais Produtivo.