Outras Estatísticas de Comércio Exterior
Estatísticas por Características das Empresas
Em conformidade com sigilo fiscal e privacidade das empresas, não serão publicadas informações que revelem características negociais das empresas exportadoras e importadoras, tais como produtos, parceiros comerciais ou volumes comercializados. Da mesma forma, não serão fornecidos materiais ou dados que viabilize identificação dessas informações (Constituição Federal arts. 5º, X e XII e 145, §1º; no Código Tributário Nacional, arts. 198 e 199; na Lei 12.527/2011, arts. 4º, IV, 6, III e 31; e no Decreto nº 7.724/2012, arts. 5º, §2º e 6º, I.)
Atenção: Para adequação de conformidade com as regras de sigilo fiscal, a lista de empresas exportadoras e importadoras foi descontinuada. Tais informações não serão mais divulgadas e as informações antigas foram removidas, conforme Nota informativa sobre a divulgação da lista de exportadores e importadores.
Outros Levantamentos e Estudos
- Comércio Exterior e Representatividade Racial no Mercado de Trabalho Brasileiro - Elaborado pelo Departamento de Estatísticas e Estudos de Comércio Exterior (DIEST) da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o estudo oferece uma visão abrangente sobre a representatividade racial no comércio exterior brasileiro.
- Brasil - Estados Unidos: um comércio exterior em destaque - Estudo elaborado pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex/MDIC) em parceria com a Câmara Americana de Comércio para o Brasil (AmCham Brasil), em celebração aos 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos. A publicação destaca aspectos das trocas de bens entre as duas maiores economias da Américas.
- Comércio do G20 em números - Visualizações interativas que exploram os principais aspectos do comércio de bens e serviços dos membros do G20.
- Exportação e importação por moeda declarada - Dados com as exportações e importações brasileiras de bens sob a ótica da moeda declarada em registros aduaneiros. A moeda declarada em registro aduaneiro é a mesma moeda firmada entre comprador e vendedor para valorar suas mercadorias (“moeda da invoice”), chamada de moeda de denominação.
- Perfil das firmas exportadoras brasileiras - Relatório com um panorama sobre o perfil das firmas exportadoras brasileiras, investigando suas proporções, onde elas estão localizadas, mercados de destino preferidos, comparações com demais empresas que não exportam, e uma análise sobre a dinâmica de entrada e permanência delas no comércio internacional.
- Mulheres no Comércio Exterior: uma análise para o Brasil - Relatório com conjunto de dados que, pela primeira vez, permite que os pesquisadores e formuladores de política vejam os dados trabalhistas e societários do Brasil relacionados ao comércio internacional, por gênero.
- Women in Foreign Trade: an analysis for Brazil (in English) - This report allows researchers and policymakers to examine Brazil's labor and corporate data related to international trade, by gender.
- Las Mujeres en el Comercio Exterior: un análisis para Brasil (en Español) - Este informe permite a investigadores y formuladores de políticas examinar los datos laborales y corporativos de Brasil relacionados con el comercio internacional, por género.
- Panorama dos municípios brasileiros - Relatório com panorama geral dos municípios brasileiros que participam do comércio exterior.
- Relatório quantidade de DU-Es - Relatório para controle de qualidade da compilação dos dados estatísticos de exportação. Tem como objetivo dar mais transparência ao processo de compilação dos dados de exportação e possibilitar conferências por parte dos titulares do Documento Único de Exportação (DU-E).
- Boletins trimestrais divulgados entre 2021 e 2022 - Boletins trimestrais que foram compilados com informações de conjuntura para os anos de 2021 e 2022.
200 Anos de Comércio Exterior Brasileiro: 1808 a 2007
Material utilizado para a publicação do livro “20 Anos da SECEX e 200 Anos de Comércio Exterior” (MENEZES, Albene Miriam F. et al.. 20 Anos da SECEX e 200 Anos de Comércio Exterior. 1a edição. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior-MDIC, 2010). São relatadas curiosidades e fatos históricos, principalmente os relacionados ao Comércio Exterior no Brasil, desde a assinatura do Decreto de Abertura dos Portos às Nações Amigas, em 28 de janeiro de 1808 até o ano de 2007. A publicação visa proporcionar uma visão resumida dos períodos apresentados, principalmente sob a ótica do comércio exterior e não representa todas as ocorrências e fatos relevantes ocorridos.
O material está disponível em seu formato integral e contempla textos e planilhas compiladas com informações históricas sobre o comércio exterior brasileiro.