O Setor
O comércio é “troca de valores ou de produtos, visando o lucro”[1]. O “comércio pode ser varejista, quando vende as mercadorias diretamente ao consumidor, ou atacadista, quando compra do produtor para vender aos varejistas” [2].
O varejo é “atividade comercial situada no elo final da cadeia que liga o produtor e consumidor. Geralmente, é no varejo que os consumidores obtêm as mercadorias de que necessitam para reproduzir sua vida individual e social” [3].
Por sua vez, o atacado é “comércio em grande escala, realizado entre produtores, grandes empresas de comércio e varejistas, para que o produto possa chegar ao consumidor final” [4].
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no âmbito das Contas Nacionais Trimestrais (CNT), adota que comércio abarca “comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas”, “comércio por atacado, exceto veículos automotores” e “varejo”[5], que possuem respectivamente as classificações 45, 46, e 47 na Classificação Nacional das Atividades Econômicas (CNAE). Essa divisão também é adotada pela Pesquisa Anual do Comércio (PAC), do IBGE[6].