Desafios do e-commerce
Reconhecendo a crescente importância do comércio eletrônico na atividade econômica e admitindo a necessidade do poder público de atuar de forma a buscar uma participação mais equitativa de diferentes atores, a SEPEC, por meio da Subsecretaria de Ambiente de Negócios e Competitividade, e a Enap lançaram, em maio de 2021, desafios de inovação aberta com o objetivo de encontrar soluções para alavancar o desenvolvimento do e-commerce nacional. Tomando a melhoria do ambiente digital de negócios como ponto de partida, foram identificados problemas que se sobressaem atualmente no contexto do comércio eletrônico.
Tomando a melhoria do ambiente digital de negócios como ponto de partida, foram identificados três problemas que se sobressaem atualmente no contexto do comércio eletrônico:
a) complexidade e custos elevados na atividade logística, em especial na identificação de veículos de transporte de carga que voltam vazios e encarecem a operação;
b) barreiras nas entregas ao consumidor e na implementação de soluções de novas formas para ampliação da participação de pequenos e médios empreendedores no comércio eletrônico; e
c) necessidade de simplificação das informações sobre a tributação de ICMS e obrigações acessórias envolvidas.
Foram criados 3 desafios de inovação aberta para identificação de soluções inovadoras de forma a melhorar a operação e a logística no comércio eletrônico: 1) otimização do Frete de Retorno; 2) novas formas de entrega; e 3) simplificação da substituição tributária no ICMS.
O lançamento do desafio de inovação foi realizado mediante Edital nº 56 de 02 de junho de 2021.
O Desafio contou com 38 equipes inscritas, 3 equipes receberam o prêmio de R$ 50 mil cada e 7 finalistas participaram de programa de aceleração de negócios.
Como resultado do Projeto Desafios para o Ecommerce, as propostas apresentadas contribuem para destacar:
- é possível criar empresas em regiões distintas do país, ampliando negócios e gerando mais empregos em regiões com ecommerce tímido.
- o uso da tecnologia é fundamental para que as operações se tornem mais ágeis e eficientes, permitindo a redução de custos e prazo de entregas por meio da roteirização e do compartilhamento de cargas. A capacidade de entregar com capilaridade e no tempo e condições prometidas é um dos fatores que pode ditar o sucesso ou o insucesso no comércio eletrônico.
- inclusão do varejo físico às operações de e-commerce por meio da utilização do modelo omnichannel com pontos de retirada em lojas que vendem presencialmente pode ser um elemento de sucesso. Além de receber pela prestação de serviços, há um aumento de fluxo de pessoas nos referidos estabelecimentos gerando aumento de receitas já que tais pessoas podem comprar os produtos das referidas lojas. Esse modelo de negócio mantém o comércio local ativo e gera tributos no estado de destino.
Mais detalhes disponíveis em: https://desafios.enap.gov.br/pt/desafios/desafios-do-e-commerce