Subsecretaria de Estratégia Comercial - Strat
Publicado em
29/04/2021 16h19
Atualizado em
13/12/2023 17h32
Responsabilidades
A Subsecretaria de Estratégia Comercial é responsável por:
- propor estratégias de inserção internacional do Brasil;
- formular proposta de revisão da estrutura tarifária brasileira;
- analisar, processar e recomendar encaminhamento sobre alterações tarifárias;
- preparar as reuniões do Conselho Consultivo do Setor Privado - CONEX;
- secretariar os grupos Grupo Técnico de Acompanhamento da Resolução GMC nº 08/08 - GTAR-08 e Grupo Técnico sobre Alterações Temporárias da Tarifa Externa Comum do Mercosul - GTAT-TEC;
- coordenar, internamente, os Comitês Técnicos nº 1 - de Tarifas, Nomenclatura e Classificação de Mercadorias;
- estudar e propor alterações na Tarifa Externa Comum e na Nomenclatura Comum do Mercosul;
- acompanhar e analisar os impactos de medidas relativas às alterações tarifárias, ao acesso a mercados e à defesa comercial e
- promover a aproximação das práticas internas de alteração tarifária, acesso a mercados e de defesa comercial com as práticas internacionais.
Propósito
A atuação da Subsecretaria de Estratégia Comercial tem por objetivo promover a melhoria da competitividade e da produtividade da economia brasileira por meio da apresentação de propostas para o aprimoramento da política comercial brasileira e, em especial, por meio da gestão e coordenação dos mecanismos de alteração tarifária, com vistas a uma maior inserção do Brasil nas cadeias globais de valor e nos fluxos internacionais de comércio.
Estrutura:
A Subsecretaria está organizado da seguinte forma:
- Coordenação-Geral de Tarifas - CGTA
- Coordenação-Geral de Temas não Tarifários - CGNT
- Coordenação-Geral de Temas de Comércio e Sustentabilidade
Dúvidas e informações: strat@economia.gov.br