Notícias
Brasil e Tanzânia assinam contrato de reestruturação de dívida
- Foto: Gustavo Raniere
A Coordenadora-Geral substituta de Operações Financeiras da União, Sonia Portella, da Procuradoria-Geral da União, e o Embaixador da Tanzânia em Brasília, Emmanuel John Nchimbi, assinaram nesta sexta-feira (15) o Contrato de Reestruturação de Dívida da Tanzânia com o Brasil.
De acordo com o Contrato, a Tanzânia deverá efetuar o pagamento de US$ 33.386.322,54, em duas parcelas semestrais, sendo a primeira dois meses após a assinatura do contrato. Também haverá um pagamento à vista de US$ 6.428.993,19.
A renegociação da dívida da Tanzânia permitirá a retomada dos pagamentos ao Brasil e a regularização do relacionamento financeiro entre os dois países, abrindo novas possibilidades para o desenvolvimento das relações econômicas e comerciais.
A dívida original é decorrente de financiamento de exportações brasileiras de bens e serviços destinados à construção da Rodovia Morogoro-Dodoma, em 1979. As tratativas para a renegociação da dívida começaram em 2008. Em março de 2012, foi assinado memorando de entendimento que conciliava valores e definia compromissos. Em 2016, o Senado Federal aprovou os termos da renegociação da dívida, por meio da Resolução nº 40, de 2016.