Cooperação internacional
As relações do Brasil com organizações e fóruns econômicos e financeiros internacionais visa a desenvolver e a implementar estratégias para o fortalecimento econômico e promoção do desenvolvimento sustentável.
Nesse âmbito, a atuação da SAIN ocorre por meio da participação em discussões e negociações de políticas e diretrizes econômicas e financeiras internacionais.
Cooperação econômico-financeira internacional
É papel do Ministério da Economia estreitar o relacionamento com representantes de alto nível responsáveis por economia, finanças e desenvolvimento de diversos países, bem como com o objetivo de fortalecer os diálogos econômico-financeiros e mecanismos de cooperação internacional.
A cooperação pode ocorrer diretamente com os países ou por meio de participação em grupos (G20, BRICS, G24, CPLP, Mercosul) ou organismos internacionais (FSB, GAFI, Fórum Global sobre Transparência e Troca de Informações Tributárias, OCDE).
Instituições financeiras internacionais
O Ministério da Economia é o titular brasileiro das discussões sobre governança no Fundo Monetário Internacional, no Grupo Banco Mundial, no Novo Banco de Desenvolvimento e no Banco Asiático de Investimentos em Infraestrutura.
Financiamento para o clima
O Ministério da Economia busca expandir o acesso do Brasil a fundos de financiamento para adaptação e mitigação dos efeitos daàs mudanças climáticas, como o Fundo Estratégico do Clima – SCF, o Fundo de Tecnologia Limpa – CTF, Programa de Investimento em Florestas – FIP e o Fundo Verde do Clima – GCF.