Meta Incentivo à Construção Industrializada
INDUSTRIALIZAR PARA DESENVOLVER
A construção industrializada ainda é pouco difundida no Brasil. Um cenário ainda encontrado no setor é de uma construção caracterizada por baixos níveis de planejamento, pouca qualificação do trabalhador, baixa qualidade das obras, alto índice de desperdício, controle ineficaz de custos e incidência de acidentes de trabalho. A partir do estímulo à modernização e industrialização do setor, espera-se a inversão desta realidade, através da racionalização dos processos construtivos.
A adoção da construção industrializada tem potencial para reduzir, significativamente, os prazos de execução das obras e aumentar, substancialmente, a eficiência dos processos, a sustentabilidade, as condições de trabalho para os trabalhadores e o controle de qualidade e de custos.
A meta engloba a elaboração de um planejamento estratégico, para difusão da construção industrializada, e estudos específicos, para aprofundar o diagnóstico e propor soluções para as principais barreiras a essa difusão.
Para sua execução, foram contratadas consultorias especializadas e convidadas dez entidades para compor o Grupo de Trabalho Consultivo, liderado pela ABRAMAT (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção). São elas: Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic), Associação Brasileira da Construção Metálica (Abcem), Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), Associação Brasileira de Drywall, Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco) e Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (Antac).
O trabalho vem sendo desenvolvido pela interação do Grupo com as consultorias, apoiado pela consulta a diversos documentos relevantes publicados anteriormente pelo setor e pelo Governo, e nas contribuições coletadas em sucessivas reuniões.
O planejamento estratégico para a difusão da construção industrializada foi concluído e elaborado pelo Grupo e pela consultoria especializada, para o horizonte dos próximos dez anos.
Para melhor entendimento sobre o que é a construção industrializada e suas vantagens para o setor, foi disponibilizado um vídeo que mostra a utilização de soluções técnicas e de sistemas construtivos industrializados, mostrando o quanto são vantajosos para o melhor desempenho da execução e resultado da obra.
PRODUTOS RELACIONADOS À META
Vídeo para a Difusão da Construção
Industrializada no Brasil
Meta Incentivo à
Construção Industrializada
Planejamento Estratégico para a Difusão da
Construção Industrializada no Brasil
Meta Incentivo à
Construção Industrializada
Estudo de Modelos de Financiamento
para Construção Industrializada
Meta Incentivo à
Construção Industrializada
Estudo das alterações dos processos licitatórios
para Construção Industrializada
Meta Incentivo à
Construção Industrializada
CONHEÇA A LÍDER DA META
Laura Marcellini
Engenheira Civil pela Escola Politécnica da USP, com especialização em Administração de Empresas pela FIA-USP. Atuou, na área de engenharia hidráulica/recursos hídricos e como executiva das áreas Comercial, Assistência Técnica, Marketing e P&D, em indústrias de materiais de construção. Atua como consultora e exerce a função de Diretora Técnica da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (ABRAMAT), entidade por meio da qual é responsável por trabalhos do Grupo Consultivo da Meta Incentivo à Construção Industrializada.