Meta Estimular o Desenvolvimento e Aplicação de Novas Tecnologias Relacionadas ao BIM
ESTIMULAR A ADOÇÃO BIM
O BIM - Modelagem de Informação da Construção - é o conjunto de tecnologias e processos integrados que permite a criação, utilização e atualização de modelos digitais de uma construção. Pode ser utilizado durante todo o ciclo de vida da obra, desde a concepção do projeto até o acompanhamento e controle pós-obra, além de ser viável na realização da gestão e manutenção de edificações e obras de infraestrutura.
A utilização do BIM aprimora muitas práticas do setor da construção e traz diversos benefícios, como a redução de erros de compatibilidade, otimização dos prazos, maior confiabilidade dos projetos, processos mais precisos de planejamento e controle, aumento de produtividade, diminuição de custos e riscos e economia dos recursos utilizados nas obras. Além disso, aumenta a confiabilidade nas estimativas de custos e no cumprimento dos prazos, reduz a incidência de erros e imprevistos, garante uma maior transparência no processo de compra e confere maior qualidade às obras.
A Nova Estratégia BIM BR, estabelecida pelo Decreto nº 11.888, de 22 de janeiro de 2024, trata da atualização do Decreto nº 9.983, de 22 de agosto de 2019, promovendo a reformulação de seu Comitê Gestor e adequações necessárias para convergir com os novos objetivos da política industrial – Nova Indústria Brasil.
Alinhada a esses objetivos, a Meta de estímulo ao desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias relacionadas ao BIM realizou experimentos controlados, em situações reais de canteiro de obra e uso do espaço construído para integrar conceitos da Indústria 4.0 a modelos BIM, por meio da Internet das Coisas e Blockchain. Gêmeos digitais foram prototipados e guias desenvolvidos, orientando sua replicação na prática.
Além disso, foi desenvolvida uma abordagem planejada e institucional para a incorporação do BIM e da indústria 4.0 em nível acadêmico. Assim, Células BIM estão em desenvolvimento em instituições de ensino e congregam equipes acadêmicas, visando o desenvolvimento e a realização de Planos de Implantação BIM na formação superior ou técnica desejada. Para apoiar este esforço foram reunidas diretrizes e conteúdos em um Portal BIM Acadêmico.
Também fazem parte da Meta o “Guia Orientativo Uso de Tecnologias Indústria 4.0 e BIM em Gestão de Obras” e o “Guia Orientativo Uso de Tecnologias da Indústria 4.0 e BIM na Gestão de Ativos”. Ambos orientam o setor AECO a obter ganhos de competitividade e produtividade, com a realização de experimentos controlados em espaços reais para testar a inserção de conceitos da Indústria 4.0 (I4.0) em modelos BIM.
Para saber mais sobre a Estratégia BIM BR, clique aqui.
PRODUTOS RELACIONADOS À META
Guia Digital de Aplicação BIM-IoT-Blockchain
com Orientações para Aplicação Prática em
Projetos Reais: Controle e Gestão da Produção
Meta Estimular o Desenvolvimento e Aplicação
de Novas Tecnologias Relacionadas ao BIM
Guia Digital de Aplicação BIM e IoT
com Orientações para Aplicação Prática
em Projetos Reais: Gestão de Ativos
Meta Estimular o Desenvolvimento e Aplicação
de Novas Tecnologias Relacionadas ao BIM
Portal BIM Acadêmico
Meta Estimular o Desenvolvimento e
Aplicação de Novas Tecnologias
Relacionadas ao BIM
Acesse o Portal
Plano de Implementação BIM nas Universidades
Meta Estimular o Desenvolvimento
e Aplicação de Novas Tecnologias
Relacionadas ao BIM
CONHEÇA OS LÍDERES DA META
Regina Ruschel
Engenheira Civil, mestre em Mecânica do Solos, doutora em Engenharia Elétrica e livre docente em Projeto Auxiliado por Computador, pesquisadora e professora colaboradora na Universidade Estadual de Campinas. Desenvolve pesquisas em BIM, tendo formado inúmeros mestre e doutores. Foi pioneira na introdução do BIM no ensino de graduação no Brasil. No projeto Construa Brasil, é consultora responsável por trabalhos da Meta Estimular o Desenvolvimento e Aplicação de Novas Tecnologias Relacionadas ao BIM.
Sergio Scheer
Engenheiro Civil pela UFPR, mestre em Engenharia de Estruturas pela UFRGS, doutor em Informática pela PUC-Rio. É professor sênior na UFPR e Fundador e Conselheiro Consultivo do BIM Fórum Brasil. Atua como consultor em TIC e BIM. No projeto Construa Brasil, é consultor responsável por trabalhos das Metas Estimular o Desenvolvimento e Aplicação de Novas Tecnologias Relacionadas ao BIM e Identificação e Adequação de Regulamento Técnico para Incentivo à Coordenação Modular.