Meta Criar Condições Favoráveis para o Investimento Público e Privado em BIM
PERMITIR A UNIVERSALIZAÇÃO DO BIM
O BIM - Modelagem de Informação da Construção - é o conjunto de tecnologias e processos integrados que permite a criação, utilização e atualização de modelos digitais de uma construção. Pode ser utilizado durante todo o ciclo de vida da obra, desde a concepção do projeto até o acompanhamento e controle pós-obra, além de ser viável na realização da gestão e manutenção de edificações e obras de infraestrutura.
A utilização do BIM aprimora muitas práticas do setor da construção e traz diversos benefícios, como a redução de erros de compatibilidade, otimização dos prazos, maior confiabilidade dos projetos, processos mais precisos de planejamento e controle, aumento de produtividade, diminuição de custos e riscos e economia dos recursos utilizados nas obras. Além disso, aumenta a garantia do cumprimento dos prazos, gera maior transparência no processo de compra e confere maior qualidade às obras.
Em junho de 2017, o Governo Federal apresentou a Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modeling. No ano seguinte, a Estratégia BIM BR, que tem por finalidade promover um ambiente adequado ao investimento em BIM e sua difusão no País, foi instituída por meio do Decreto nº 9.377, de 17 de maio. Como resultado, espera-se aumentar a produtividade das empresas em 10% (produção por trabalhador das empresas que adotarem o BIM), reduzir custos em 9,7% (custos de produção das empresas que adotarem o BIM) e aumentar em dez vezes a adoção do BIM (hoje, 5% do PIB da construção civil adota o BIM). A meta é que 50% do PIB da construção civil utilize a metodologia BIM, elevando em 28,9% o PIB da construção civil, até 2028.
Para saber mais sobre a Estratégia BIM BR, clique aqui.
CONHEÇA O LÍDER DA META
Rodrigo Broering Koerich
Engenheiro Civil e mestre, possui mais de 25 anos de experiência em projetos e consultorias. É Presidente do BIM Fórum Brasil e Chair da buildingSMART Brasil. É Diretor de Portfólio na empresa AltoQi Tecnologia. No Construa Brasil, coordenador técnico do projeto e responsável pelos trabalhos da Meta Criar Condições Favoráveis para o Investimento Público e Privado em BIM.