Notícias
Nota - 1º de outubro - Dia Nacional de Pessoa Idosa
No dia 1º de outubro é comemorado o Dia Nacional da Pessoa Idosa. Neste ano, celebramos a criação da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, que favorece maior visibilidade da pessoa idosa enquanto sujeito de direitos e destinatária de políticas públicas específicas.
Este segmento da população passa por acelerada mudança demográfica com a queda nas taxas de fecundidade e o crescimento da expectativa de vida. A população com 60 anos ou mais de idade passou de 14,2 milhões, em 2000, para 19,6 milhões, em 2010, devendo atingir 41,5 milhões, em 2030, e 73,5 milhões, em 2060. Segundo a ONU, o percentual de pessoas idosas no Brasil em 2015 (11,7%) dobrará em cerca de 24 anos – o que levou 62 anos para ocorrer nos países mais desenvolvidos.
A preferência pela expressão “pessoa idosa” para o nome da nova Secretaria dá o devido destaque ao maior peso demográfico das mulheres nessa população e à necessidade de maior atenção estatal para a potencial dupla vulnerabilidade associada ao envelhecimento feminino. Para além do maior respeito e melhor atenção às mulheres idosas, o termo “pessoa” também relembra a necessidade de combate à desumanização do envelhecimento, especialmente danoso às pessoas com demência ou que dependem de cuidados.
O Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDI) comemora neste 1º de outubro a criação da Secretaria Nacional e espera que com ela venham avanços na garantia e promoção dos direitos da pessoa idosa, assegurando um envelhecimento ativo e saudável com dignidade, independência, protagonismo, visibilidade, autonomia e inclusão.
Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDI)