Notícias
Em Belém, seminário repercute casos de intolerância religiosa e discute políticas públicas do segmento
Durante os dias 10 e 11 de outubro, em Belém (PA), acontecem o seminário "Diversidade Religiosa: Respeito à Religião também é um Direito" e a 11ª Reunião Ordinária do Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa (CNRDR).
O evento conta com a participação da Ouvidoria do Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sieds), do Grupo de Trabalho de Matriz Africana do Conselho Estadual de Segurança Pública do Pará, da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Pará, do Secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Deputados Federais e com a Polícia Civil do Estado do Pará.
Segundo Andréia Guimarães, consultora do CNRDR, este é um evento emblemático, pois leva ao reconhecimento que essa intolerância existe.
“A solenidade repercutiu de forma positiva no primeiro dia, dando visibilidade aos casos de discriminação ocorridos no Pará. Os participantes demonstraram apoio às políticas e ações para combater o preconceito no estado. Uma dessas políticas, ainda em debate no Pará, é a institucionalização do Comitê Estadual de Respeito à Diversidade Religiosa.”
Algumas das pautas do evento são os relatos de familiares de vítimas de afro-religiosos assassinados, casos de intolerância religiosa e mesas de debates sobre respeito à diversidade religiosa.