Notícias
Planalto inaugura exposição com Lei Áurea e outros documentos originais da História do Brasil
A Ministra Luislinda Valois participou nesta quarta-feira (10) da inauguração da exposição "Brasilis a Brasília: Uma história contada pelos documentos de arquivo", no Palácio do Planalto. A exposição, organizada em parceira com o Arquivo Nacional, traz 50 documentos originais que marcaram a História do Brasil.
Entre as peças históricas expostas, algumas são particularmente importantes para os direitos humanos no País. O grande destaque da exposição é a Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel em 13 de maio de 1888, que aboliu a escravidão no Brasil. Outros documentos referentes à libertação dos escravos também estão na exposição, como a Lei do Ventre Livre, de 28 de setembro de 1871.
A exposição traz, ainda, documentos referentes à história da luta pela liberdade política, como os Autos da Devassa (Conjuração Mineira) e da Revolução Pernambucana, à diversidade dos povos no Brasil, como a lista dos primeiros imigrantes japoneses a bordo do Kasato Maru, de 1908, e à diversidade religiosa, como as profissões de fé dos padres jesuítas José de Anchieta e Manuel da Nóbrega.
As inscrições para visitar a exposição devem ser feitas online, no link http://www2.planalto.gov.br/brasilis, até o dia 31 de maio.