Notícias
Coordenação de Promoção dos Direitos LGBT promove curso sobre orientação sexual e diversidade de gênero para servidores públicos
A coordenadora-geral de Promoção dos Direitos LGBT do Ministério dos Direitos Humanos, Marina Reidel, ministra nesta quarta-feira (13) um curso sobre diversidades e políticas públicas na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), em Brasília.
Orientação sexual e diversidade de gênero, além do uso do nome social, são os temas abordados por Marina, que reforça o avanço nas discussões sobre questões que atendem a uma população que sai da heteronormatividade e vive outros padrões que a sociedade impõe. “Há muito tempo nas universidades, por meio de seus núcleos, os movimentos sociais LGBT e os gestores têm sentado na mesa para pautar direitos e buscar ações afirmativas na construção de políticas públicas para população LGBT”, afirma.
O uso do nome social, permitido pelo Decreto nº 8.727 de 28 de abril de 2016, é entendido como “a designação pela qual a pessoa travesti ou transexual se identifica e é socialmente reconhecida”. Além disso, fica vedado, segundo o Art. 2º, parágrafo único, o uso de expressões pejorativas ou discriminatórias para referir-se a pessoas travestis ou transexuais.
Neste sentido, a coordenação geral de promoção de Direitos LGBT tem articulado a implementação deste decreto em diversos órgãos do executivo federal. A ENAP então convidou Marina Reidel para participar dos cursos de formação aos servidores.
“Estar nestes lugares é muito significativo para nós população Trans (travestis, mulheres transexuais e homens trans), pois a sociedade ainda precisa aprender muito sobre isso, sobre os sujeitos, sobre as experiências em diversos campos onde o respeito e a dignidade dão lugar ao sofrimento daqueles que vivem outras maneiras de ser o que se é- Humano, enfatiza Marina Reidel.