Notícias
Nota de Pesar - Marcos Dioísio Medeiros, CEDH-RN
A Secretaria Especial de Direitos Humanos lamenta o falecimento do advogado Marcos Dionísio Medeiros, presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos do Rio Grande do Norte (CEDH-RN).
Conhecido como "Mosquito", Marcos Dionísio teve ampla e louvável atuação na defesa dos direitos humanos das minorias e na luta por direitos de policiais civis e militares. Atuou no Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial do Ministério Público Estadual (MPE-RN). Foi o primeiro Ouvidor Estadual de Polícia do Rio Grande do Norte, por indicação do CEDH-RN.
A atuação emblemática de Marcos Dionísio motiva a sociedade civil organizada a prosseguir na luta por instituições fortes de Direitos Humanos, como as ouvidorias independentes e autônomas, para exercer o importante papel de fiscalizar e orientar as ações do poder público no cumprimento de seus deveres.
Seu esforço por uma atividade policial com mais dignidade e respeitosa dos direitos humanos relembra, neste momento crítico, a necessidade de refletir e trabalhar junto a estas corporações por uma segurança pública mais eficiente, sempre cônscia das responsabilidades e necessidades dos agentes do Estado, segundo os princípios dos direitos humanos.
Em nome da SEDH, a Secretária Flávia Piovesan manifesta condolências aos familiares e amigos do advogado Marcos Dionísio. Que a causa possa sempre se inspirar no legado da luta por direitos humanos de seus mais devotados militantes.