Notícias
Flávia Piovesan: "Em defesa pela causa"
À frente da Secretaria de Direitos Humanos do Ministério da Justiça desde junho, Flávia Piovesan é uma voz dissonante dentro do governo de Michel Temer. "Eu mesma sempre digo que estou aqui pela causa", avisou ao HuffPost Brasil.
Diante das barreiras conservadoras no Congresso, a doutora em Direito Constitucional trabalha por um pacto universitário para incentivar pesquisas na área. A aposta dela é desconstruir o conservadorismo do Parlamento pela educação.
"Difícil imaginar avanços nesse Legislativo. Acho que é mais esperançoso o espaço jurisdicional. Como foi no passado. Há um protagonismo crescente do Supremo [Tribunal Federal]", crê.
Professora na PUC de São Paulo e especialista em Direitos Humanos, Flávia é favorável à revisão da Lei da Anistia, apesar de deixar claro que essa não é uma visão do governo Temer. Ela também defende a criminalização da homofobia, mas aponta que mais difícil do que mudar leis é mudar a cultura.
Uma voz que destoa dentro de uma equipe de homens com trajetória na vida pública, a secretária acredita que a igualdade de gênero só será alcançada a partir de mudanças na vida doméstica.