Notícias
Em seminário, autoridades e especialistas discutem implementação do Pacto Universitário para Educação em Direitos Humanos
Após o lançamento do Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade e da Cultura de Paz e Direitos Humanos, a Secretaria Especial de Direitos Humanos promoveu, nesta quinta-feira (24) um seminário nacional dedicado a discutir a aplicação e implementação desta iniciativa. O Pacto propõe medidas a serem implantadas nas universidades e faculdades de todo o Brasil nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, gestão e convivência universitária e comunitária. No momento da assinatura, 17 instituições de ensino superior aderiram ao Pacto.
Na abertura, presidida pela Secretária Especial de Direitos Humanos, Flávia Piovesan, estiveram representadas a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, instituição onde nasceu a iniciativa, e algumas instâncias do Ministério da Educação, como a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão.
Com um público composto por representantes de instituições de ensino superior e dos conselhos de educação e educação em direitos humanos, a programação do seminário foi composta por painéis sobre a atual conjuntura das atividades e projetos de Educação em Direitos Humanos no Brasil, o papel das Instituições de Ensino Superior neste contexto e as formas de superar os desafios propostos no Pacto.