Notícias
Encontro reúne profissionais das Centrais de Libras na Secretaria de Direitos Humanos
Gestores e profissionais intérpretes de todas as regiões do país se reuniram nesta quarta-feira (16) no 3º Encontro das Centrais de Interpretação de Língua Brasileira de Sinais (CILs) para trocar experiências e estabelecer parâmetros comuns para garantir a excelência no atendimento. O evento aconteceu na sede da Secretaria de Direitos Humanos do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, em Brasília.
O secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira, falou sobre o papel estratégico das Centrais de Interpretação de Libras na política brasileira para a pessoa com deficiência. “Ainda que sempre haja desafios, as centrais têm sido um sucesso. Nos últimos anos, tivemos um claro aumento na demanda por intérpretes de libras, o que demonstra a consolidação de uma política de Estado”, destacou.
O evento que segue até esta quinta-feira (17) abordará temas como a padronização do atendimento, as novas tecnologias de informação e comunicação, a interpretação em serviços de saúde e os aspectos éticos e as competências do trabalho de intérprete, além de temas vinculados à gestão.
Centrais – Desde 2013, a Secretaria Especial de Direitos Humanos oferece kits de equipagem para estados e municípios que se comprometem a constituir e manter Centrais de Interpretação de Libras. Cada kit é composto por três mesas de trabalho, cadeiras, computadores, webcams e telefones; dois armários; uma impressora e um veículo de quatro portas.
Promovendo a cidadania às pessoas surdas, as centrais mantém um serviço que disponibiliza gratuitamente traslado e um intérprete de Língua Brasileira de Sinais para intermediar a comunicação entre os usuários não-ouvintes com os atendentes de serviços públicos. Os usuários agendam o atendimento por e-mail, Facebook, SMS, Skype, Whatsapp ou telefone fixo, e presencialmente.
Atualmente, 37 municípios de 19 estados brasileiros têm centrais de libras equipadas pela Secretaria, sendo que outras 18 estão em fase de implementação.
Assessoria de Comunicação Social
Fone: (61) 2027-3941
E-mail: imprensa@sdh.gov.br