Notícias
Argentina sediará 3º Fórum Mundial de Direitos Humanos
O 3º Fórum Mundial de Direitos Humanos será realizado em Buenos Aires, na Argentina, em 2017. A apresentação foi feita durante o Fórum Social Mundial, em Porto Alegre/RS, com a presença do secretário especial de Direitos Humanos do Brasil, Rogério Sottili, e do secretário de Direitos Humanos e Pluralismo Cultural da Nação Argentina, Claudio Avruj.
Na ocasião, o secretário argentino confirmou o compromisso do país em promover o evento. "Estamos muito orgulhosos do passo dado pelo nosso país no campo dos direitos humanos e inclusão no mundo em geral. Esta atividade convoca entre 10 e 15 mil participantes de todo o mundo, tendo um forte impacto na sociedade e é de grande importância para a Argentina", salientou Avruj.
Participaram da reunião, além dos secretários Avruj e Rogério Sottili, o Presidente do Conselho Nacional de Direitos Humanos do Marrocos, Drinss El Yazami, a diretora do Centro Internacional para a Promoção dos Direitos Humanos, Adriana Arce e membros da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO).
Até agora, o Fórum Mundial dos Direitos Humanos teve duas edições. A primeira foi realizada no Brasil, em 2013, e a segunda em Marrocos, em 2014. O objetivo do Fórum é promover um espaço de debate público para uma dimensão global dos direitos humanos, destacando os principais avanços e desafios focados no respeito às diferenças, na participação social, na redução das desigualdades e no combate às violações.
Debates no Brasil: O governo federal realizará em abril de 2016 as Conferências Nacionais de Direitos Humanos, quando - em conjunto com a sociedade civil - serão debatidas políticas públicas para crianças e adolescentes, pessoas idosas, com deficiência e população LGBT. As contribuições do evento serão importantes instrumentos de preparação do Brasil para o Fórum de 2017, na Argentina.
Saiba mais sobre as Conferências: http://bit.ly/1S5ZptQ