Notícias
Disque Direitos Humanos inaugura módulo específico no combate ao Aedes Aegypti
O Disque 100 inaugura nesta quinta-feira (4) um módulo específico no combate ao mosquito Aedes Aegypti, que transmite o Zika vírus. Um grupo de atendentes especialistas serão capacitados e preparados para orientar às pessoas que entrarem em contato com o Disque Direitos Humanos. As informações sobre a doença viral aguda são baseadas nas cartilhas do Ministério da Saúde e no Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia do Governo Federal.
Ao discar 100, clique 9. As ligações são gratuitas e o número está disponível 24 horas por dias, 7 dias por semana.
Febre por Vírus Zika - É uma doença viral aguda, transmitida principalmente por mosquitos, como Aedes aegypti, caracterizada por exantema maculopapular pruriginoso, febre intermitente, hiperemia conjuntival não purulenta e sem prurido, artralgia, mialgia e dor de cabeça. Apresenta evolução benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente após 3-7 dias.
Tratamento - Não existe o tratamento específico. O tratamento dos casos sintomáticos recomendado é baseado no uso de acetaminofeno (paracetamol) ou dipirona para o controle da febre e manejo da dor. No caso de erupções pruriginosas, os anti-histamínicos podem ser considerados. No entanto, é desaconselhável o uso ou indicação de ácido acetilsalicílico e outros drogas anti-inflamatórias em função do devido ao risco aumentado de complicações hemorrágicas descritas nas infecções por síndrome hemorrágica como ocorre com outros flavivírus. Não há vacina contra o Zika vírus.
Com informações do Portal da Saúde
Assessoria de Comunicação Social
Fone: (61) 2027-3941
E-mail: imprensa@sdh.gov.br