Notícias
Centro de Camboriú (SC) forma primeira turma de treinadores de cães-guia
A Secretaria Especial dos Direitos Humanos do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEDH/MMIRDH) estará em Camboriú nesta terça-feira (23), quando ocorrerá a formatura da primeira turma da especialização em Treinador e Instrutor de Cães-guia do campus do Instituto Federal Catarinense (IFC) naquela cidade.
Na cerimônia, que começará às 19h, a Secretária estará representada pelo secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira.
Entre os formandos, estão cinco servidores de Institutos Federais, o que permitirá a implementação de outros centros semelhantes em todo o país. Com a capacitação, o Brasil se torna o único país da América Latina a possuir um Centro de Treinamento de Cães-guia com oferta de curso gratuito em pós-graduação. Além dos treinadores, o centro de Balneário Camboriú treinou 17 cães-guia em dois anos.
Para Antônio José, a formatura representa um importante marco na consolidação da política de acessibilidade no Brasil. “O cão-guia garante a realização de um dos direitos humanos mais fundamentais – o direito de ir e vir”, explica o Secretário. “E, com essa turma, estamos abrindo ao Brasil a possibilidade de ter profissionais capacitados para criar condições de disseminação desse direito.”
Viver sem Limite
O Projeto Cães-guia é uma das iniciativas do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite e foi executado com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC) e da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência (SNPD/SDH).
De acordo com Paulo Ricardo Garcia Martins, coordenador da especialização, a formatura dos novos treinadores e instrutores expandirá a capacidade do país de treinar novos cães-guia. “Segue agora o desafio de dar continuidade a este projeto e aos demais centros”, explica o professor.
Assessoria de Comunicação Social (com Instituto Federal Catarinense)
Fone: (61) 2027-3941
E-mail: imprensa@sdh.gov.br
https://www.facebook.com/direitoshumanosbrasil