Notícias
Único jornal impresso LGBT no Brasil celebra 25 anos durante Conferência
Nuances
O jornal surgiu em 1991, quando os amigos Célio Golin e Glademir Lorensi, junto a outros LGBTs que moravam na república estudantil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, criaram o Nuances – grupo pela livre expressão sexual, inicialmente chamado Movimento Homossexual Gaúcho, o primeiro grupo por direitos LGBT de Porto Alegre.
“É muito importante trazer a história dessa parcela da população que sempre foi marginalizada e excluída para dentro desse espaço”, afirmou Célio, que milita até hoje.
Desde sua fundação, o Nuances sempre abordou temas considerados tabus e se propôs militar de forma contrária às normatividades. Célio conta que nos anos 90, quando o grupo se consolidava, começou o embate de como caracterizar sua luta.
“Vamos nos caracterizar politicamente tendo a heterossexualidade como referência e tentando se adaptar ao padrão heterossexual, ou vamos fazer um movimento político de questionar a sexualidade como um todo e tentar ser respeitados a partir da diversidade da sexualidade?”, questiona.
Edição 25 anos
A edição comemorativa de 25 anos do Nuances trouxe uma reportagem que aponta que o Brasil é o país que mais mata LGBTs no mundo. Segundo a matéria, entre 2008 e 2015, o Brasil registrou 229 assassinatos. O jornal tem circulação apenas no estado do Rio Grande do Sul.
Assessoria de Comunicação Social
Fone: (61) 2027-3941
E-mail: imprensa@sdh.gov.br
https://www.facebook.com/direitoshumanosbrasil