Notícias
Ministra Nilma é homenageada em Belo Horizonte
A ministra Nilma Lino Gomes foi homenageada na noite desta terça-feira (5) na Câmara de Vereadores de Belo Horizonte com o título de Honra ao Mérito por seu trabalho à frente do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos. A indicação é do vereador Arnaldo Godoy, que começou sua fala explicando que a escolha da ministra se deu por sua trajetória, ainda na vida acadêmica, em defesa dos direitos das minorias, em especial da população negra. "O caminho que a senhora escolheu traduz a história de muitos de nós. Uma mulher negra, professora, que sempre acreditou ser possível lutar por um país mais justo e menos desigual".
Nilma Lino Gomes afirmou se sentir bastante honrada com o título e reafirmou seu compromisso com a pauta social, incluindo a defesa dos direitos humanos em todas as suas dimensões e da igualdade racial e de gênero. Ela destacou também que o Ministério tem agora um novo desafio ao receber na sua estrutura a pauta da juventude, que passa a integrar as prioridades da sua gestão.
Nascida em Belo Horizonte, a ministra lembrou a sua trajetória como educadora e disse que a sua motivação vem justamente dos sujeitos dessas políticas, representados no auditório por ex-alunos da Universidade, a exemplo de Rodrigo Ednilson de Jesus, pró-reitor adjunto de Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que falou da inspiração e influência da antiga professora em sua história de superações.
Mas os maiores aplausos dos presentes no auditório foram para a Dona Maria da Glória, 86 anos, que falou da emoção de compartilhar esse reconhecimento ao trabalho da filha. "Eu sempre lhe disse que Deus lhe deu asas de águia para voar, mas que nunca esquecesse a sua raça e sua origem".
Também integraram a mesa da cerimônia a secretária estadual de Educação, Macaé Evaristo, e a subsecretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, representando o prefeito de Belo Horizonte, Marcos Lacerda.