Notícias
Saiba o que é Cobertura Educomunicativa
A 10ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente contará com a cobertura educomunicativa feita por adolescentes que realizaram suas produções midiáticas nas etapas estaduais. A ideia nasceu em 2009/2010 no processo de preparação para a 9ª CNDCA, e sua continuidade saiu como proposta da etapa nacional daquele ano.
Orientada pelo referencial teórico-metodológico de Paulo Freire, entre outros pensadores, a essência das coberturas educomunicativas é a intervenção socioeducativa de formação e mobilização de crianças e adolescentes – para, pelo e com eles – que passam pelas discussões sobre democracia, direitos sociais do cidadão, educação para a paz e de solidariedade entre os povos. Ou seja, constrói uma comunicação fundamentada entre princípios e valores humanistas.
O que é?
Trata-se de uma cobertura que utiliza técnicas do jornalismo, mas as reelabora em processos colaborativos que favorecem uma experiência educativa aos participantes.
Possibilita o exercício do direito à expressão; a publicização e valorização da perspectiva do adolescente em relação aos diversos temas; o desenvolvimento de habilidades comunicacionais; a ampliação do repertório sociocultural dos envolvidos.
Levando em conta o próprio ato de comunicar como um ato político, as coberturas são em si ações políticas, onde é possível sensibilizar, informar e incidir sobre a esfera pública.
Objetivos
- Ampliar o coeficiente comunicativo da 10ª CNDCA, fomentando o uso criativo, eficiente e estratégico das mídias;
- Contribuir para o exercício da cidadania de adolescentes, no processo da 10ª CNDCA, por meio de processos, ações e produtos de comunicação;
- Animar e formar adolescentes para a produção colaborativa de mídias artesanais, impressas e digitais para a difusão de informações sobre a 10ª CNDCA.