Notícias
Crianças e adolescentes debatem em mesa na 10ª CNDCA
Na tarde desta segunda-feira (25), na X Conferência Nacional do Direito da Criança e do Adolescente, rolou um debate que abordou o tema “ Participação enquanto direito humano de crianças e adolescentes” . Essa mesa foi composta exclusivamente pelas crianças e adolescentes Luis Augusto (Movimento Passe-Livre), Rafaela Boani (participante da ocupação da Escola Estadual Diadema), Maria Clara e Jonatan representando o GT Criança e Thiago Moda e Alessa integrantes do G38 (Grupo de adolescentes que ajudou a organizar a conferência). A facilitação da mesa ficou por conta do conselheiro Marco Antônio.
Foi um momento histórico. Pela primeira vez as crianças e adolescentes foram os únicos debatedores de uma mesa numa Conferência de Políticas Públicas, apresentando seus sonhos e suas experiências de participação nos seus respectivos estados.
Todos debatedores defenderam a importância da participação efetiva de crianças e adolescentes na discussão dos problemas e na elaboração de políticas públicas. Em suas falas disseram o quanto estão cansados de serem só consultados e entendem que participar vai além disso. Compreendem a importância da participação na conferência nacional, mas sonham que a participação chegue realmente nos seus municípios e estados, onde ainda têm muita dificuldade de diálogo e pouco espaço.
Alessa Sumizono, do G38, questionou conselheiros e gestores locais: “Qual acolhida que os conselheiros têm feito hoje para garantir a participação efetiva de crianças e adolescentes?”. Os participantes também defenderam outras formas de participação e manifestação das crianças e adolescentes e as convidaram todos os presentes a serem multiplicadores. Encerraram falando que essa luta não é somente deles, é preciso da participação de todos para a garantia dos direitos.
***
Making of: Essa produção foi realizada por adolescentes que participam da cobertura educomunicativa da X Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, uma intervenção socioeducativa que utiliza técnicas do jornalismo para promover a participação e a liberdade de expressão de crianças e adolescentes. Ela é realizada de forma colaborativa, democrática e lúdica.
Anne Ehlke (PR), 17 anos | Imagens: Paula Fróes