Notícias
12ª Conferência Nacional aprova mais de 400 propostas para o relatório final
Os temas estão em debate desde o último domingo (24), durante a realização das Conferências Conjuntas de Direitos Humanos. Para o representante da delegação do Pará, Rosivaldo Furtado, a união de diversos grupos de trabalho foi importante para entender melhor o universo de cada indivíduo. “Durante as Conferências Temáticas e a Conferência Nacional nós tivemos a oportunidade de ouvir pessoas dos mais diversos segmentos da sociedade e isso foi fundamental para que pudéssemos entender a importância de articular ações conjuntas para criar diretrizes para o efetivo exercer dos direitos humanos”, completou.
Os trabalhos da manhã desta sexta foram conduzidos pela vice-presidente do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), Ivana Farina. Segundo ela, “a participação ativa dos delegados e as propostas apresentadas vão servir de base para a luta pelos direitos humanos nos próximos anos”. O relatório final, com cerca de 430 propostas, será divulgado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos nos próximos dias, após sistematização das propostas.
A cerimônia de encerramento da 12ª Conferência Nacional de Direitos Humanos será realizada no início desta tarde. Durante a solenidade ocorrerá a transmissão da presidência do Conselho, que passa a ser presidido pela então vice-presidente, Ivana Farina, além da apresentação do relatório anual do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura. O documento relata o primeiro ano de atividades dos peritos durante suas visitas a instituições que mantém pessoas em situação de restrição de liberdade. Também será apresentado o aplicativo de celular para fazer denúncias de violações de diretos humanos e campanha de divulgação do Disque 100.
Assessoria de Comunicação Social
Fone: (61) 2027-3941
E-mail: imprensa@sdh.gov.br
https://www.facebook.com/direitoshumanosbrasil