Notícias
Ministro Pepe Vargas participa de I Conferência Livre de Mulheres Transexuais
O ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Pepe Vargas, participou nesta quinta-feira (10) da abertura da I Conferência Livre de Mulheres Transexuais. O encontro também contou com a presença da ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), Eleonora Menicucci.
Pepe Vargas reforçou a importância das políticas públicas para que as pessoas sejam construtoras de direitos e que é necessário obter um cenário nacional da população LGBT: “Temos muito a fazer para termos um país que garanta o direito da identidade de gênero. É preciso investir em indicadores que retratem um recorte de toda a população LGBT no país. A SDH está em uma fase final de consultoria junto a três capitais que possuem políticas públicas para pessoas transexuais. Essas informações nos ajudarão a termos um cenário e formular políticas em prol desta população”, afirmou.
Avanços
Os avanços também foram citados pelo ministro, que falou de nomeações de servidores públicos com o nome social e da campanha da SPM e do Ministério da Saúde para as mulheres lésbicas no Sistema Único de Saúde (SUS).
O objetivo do encontro é levantar as contribuições de mulheres transexuais para a 4ª Conferência Nacional de Política para Mulheres, definindo os avanços e desafios prioritários a partir dos eixos temáticos da Conferência.
Entre as pautas discutidas estão as estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal, com avanços e desafios, além da contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas, e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades.
O encontro acontece na Secretaria de Política para Mulheres (SPM) em Brasília, nesta quinta (10) e sexta-feira (11).
Assessoria de Comunicação Social