Notícias
Mais 100 casas do Minha Casa Minha Vida foram entregues nesta sexta-feira em Três Passos (RS)
O governo federal entregou mais 100 casas do programa Minha Casa Minha Vida, nesta sexta-feira (11), no município de Três Passos, interior do Rio Grande do Sul. Cerca de 400 pessoas estão sendo beneficiadas. Todas moradoras de uma área de risco do município, que agora integram o Residencial Loteamento PAC II – Dona Vanda Buchner onde poderão “ser felizes, cuidar da casa com carinho, fazer amigos e viver em comunidade”, como descreveu Loidemar Foz, que falou em nome dos novos moradores do local.
O ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Pepe Vargas, que participou da inauguração do residencial, destacou a importância daquele momento para a comunidade: “O que está acontecendo é muito importante. Quero desejar que vocês sejam felizes e possam construir aqui os melhores sonhos de vocês”.
As casas têm área privativa de 45,5 metros quadrados, dois quartos, sala, cozinha, área de serviço e banheiro. Todas elas possuem piso cerâmico e um sistema de aquecimento solar, que permite economia de energia elétrica. Além disso, cinco delas são adaptadas para pessoas com deficiência, recurso que o morador Cassiano Marisco Delfino, que possui dificuldades para andar, nunca havia tido. “Parece um sonho”, disse.
Subsídio de 96% do governo federal
As 100 casas entregues são destinadas às famílias com renda de até R$ 1,6 mil. Nessa faixa de renda, o governo federal assume 96% do valor da construção. Os moradores pagam apenas os outros 4%, que correspondem à prestação da moradia. “É por isso que o Minha Casa Minha Vida faz tanto sucesso no Brasil e tem essa importância toda. Se não fosse como ele é, não teriam tantas pessoas conseguindo realizar o sonho de ter a casa própria no país”, avalia o ministro Pepe Vargas.
Somente em Três Passos, o número de unidades habitacionais entregue com esse subsídio já chega a 356, sendo que outras 81 ainda devem se somar a elas. E há também outras modalidades de financiamento do Minha Casa Minha Vida, que juntos somam 1.175 financiamentos no município. Isso atinge cerca de cinco mil pessoas, ou seja, cerca de 20% da população.
Investimento de 5,8 milhões
O superintendente executivo da Caixa no norte gaúcho, Lúcio Roberto Hackenhaar, lembrou que o Residencial Loteamento PAC II recebeu investimento de R$ 5,8 milhões do governo federal em subsídios para a construção das casas. “Estamos muito felizes por compartilhar desse momento com vocês”.
A prefeitura entrou com os terrenos, a infraestrutura e o paisagismo da área. “Que vocês agora transformem esse loteamento em um lugar para serem felizes”, aconselhou o prefeito José Carlos Amaral.
Mais de nove milhões de beneficiados no país
O Minha Casa Minha Vida é o maior programa habitacional da história do país e já entregou casas a mais de 2,34 milhões de famílias, cerca de 9,3 milhões de pessoas. Como há outras 1,6 milhões unidades já contratadas, o número de casas e apartamentos deve chegar a quase quatro milhões, atingindo uma população de aproximadamente 16 milhões.
No Rio Grande do Sul, já receberam casas financiadas pelo Minha Casa Minha Vida cerca de 760 mil pessoas, com mais de 190 mil unidades entregues. Há mais quase 85 mil contratadas, o que deve elevar esse número para mais de 275 mil unidades e 1,1 milhão de pessoas beneficiadas.
“Esse programa vai continuar porque ainda não zeramos o déficit habitacional do país. Em breve, a presidenta Dilma Rousseff deve anunciar a nova etapa para que todas as famílias brasileiras tenham direito à moradia adequada”, afirmou o ministro Pepe Vargas.
Assessoria de Comunicação Social